Após 14 rodadas da Série B, o Avaí está em situação delicada na competição. Na zona de rebaixamento, a equipe corre risco real de jogar a Série C do Brasileirão em 2024.
De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão tem 52,4% de chances de queda, sendo a terceira equipe no índice, ficando à frente apenas de Tombense (67,5%) e ABC (75,4%).
É importante que ressaltar que ainda tem muito campeonato pela frente e é extremamente plausível se salvar. Mas as duas vitórias em 14 jogos até aqui, somados a um jejum de nove jogos sem vencer, mostram que o Avaí está combalido e sem perspectiva de recuperação até o momento.
E essa remontada passa pelos próximos dois jogos, que são em casa e diante de adversários diretos na briga contra o Z-4. No próximo sábado (1), o duelo é contra o lanterna, ABC, às 17h. Já na semana seguinte, encara a Ponte Preta, que está em 15º lugar, quatro pontos à frente do Avaí.
Confira as chances de descenso dos times da Série B:
- ABC: 75,4%
- Tombense: 67,5%
- Avaí: 52,4%
- Chapecoense: 46,1%
- Londrina: 44,8%
- Ponte Preta: 39,8%
- CRB: 18,6%
- Ituano: 16,6%
- Sampaio Corrêa: 14,9%
- Demais times, menos de 10% de risco
Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Rei do Acesso”, Avaí pode jogar a Série C em 2024
O time catarinense tem o apelido de “Rei do Acesso” pelo fato de ser o time com mais acessos à Série A do Campeonato Brasileiro, desde que o formato de pontos corridos foi introduzido. Ao total, a torcida já festejou a ocasião cinco vezes. Algo que nenhum outro clube conseguiu até aqui.