Desde a segunda-feira, 26 de junho de 2023, o alemão Ilkay Gündogan, ex-capitão do Manchester City e Campeão Europeu, é agora oficialmente um novo jogador do FC Barcelona. Este fato marca Gündogan como o oitavo alemão a vestir a camiseta azulgrana em toda a sua história. Ele se junta ao companheiro de seleção alemã, o goleiro Marc-André ter Stegen, na atual época do clube.
Gündogan torna-se o herdeiro do melhor jogador alemão que já jogou no clube, Bernd Schuster. Com esta contratação, repassamos um a um os profissionais alemães que defenderam este escudo, uma escola de futebol menos explorada pelo Barça em comparação com outras.
Quem foram os alemães que marcaram sua história no FC Barcelona?
Desde Otto Maier, um dos fundadores do clube, passando por Udo Steinberg, redator do El Mundo Deportivo e autor do primeiro gol oficial do Barça contra o Madrid, e chegando a Walter Rozitsky, que antes de jogar para Barça e depois Madrid, foi membro do exército alemão na I Guerra Mundial.
Emil Walter foi o primeiro alemão a ganhar a primeira Liga com o Barça em 1929. Seguindo seus passos, Bernd Schuster, famoso tanto pelo seu talento como pela sua conturbada carreira, conquistou uma Liga (1985), três Copas e uma Copa da Liga como jogador do Barça. E, finalmente, Marc-André ter Stegen, que conquistou a Champions League em 2015 durante sua primeira temporada como goleiro do Barça.
O que esperar de Ilkay Gündogan no FC Barcelona?
Ilkay Gündogan (Gelsenkirchen, 1990) é o oitavo jogador alemão a juntar-se ao quadro do FC Barcelona em quase 124 anos de história do clube. Sem dúvida, com um currículo brilhante, ele já é um dos mais destacados. Gündogan começou a sua carreira profissional no Nuremberg em 2008 e subiu para a fama no grande Borussia Dortmund de Jürgen Klopp e Robert Lewandowski.
Com 17 títulos, incluindo cinco Premier Leagues e uma Bundesliga, Gündogan aspira, aos 32 anos, a continuar a acumular conquistas no Barça. Ele já jogou 57 jogos pela seleção alemã, marcando 17 gols nesses jogos.