Andres Rueda, presidente do Santos, causou surpresa em uma reunião com o Conselho Deliberativo na última terça-feira (27). Segundo o mandatário, o clube não vai ficar de fora da Copa do Brasil do ano que vem, pois acredita que será convidado pela CBF a participar da competição.
“Acredito que o Santos não ficará fora da Copa do Brasil. Acho que será convidado a participar”, afirmou Rueda. Mas será que isso vai mesmo acontecer?
Antes disso, vale lembrar que o Peixe foi eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista e com isso teria que conseguir uma vaga na Copa Libertadores da América via Campeonato Brasileiro para garantir participação na Copa do Brasil.
Atualmente, no certame nacional, a equipe está em 13º lugar com 10 pontos. Apesar de ainda ser cedo, o jejum de vitórias, que já dura mais de dez partidas, indica que será muito difícil uma classificação para o principal torneio de clubes da América do Sul.
De acordo com informações do “UOL Esporte”, que contatou a CBF para saber da possibilidade, parece improvável que a entidade irá abrir uma exceção ao clube da Vila Belmiro na próxima temporada. Um exemplo disso é o Vasco, que ficou de fora do Brasileirão sub-20 por não estar entre os 20 melhores no ranking de clubes.
Dessa forma, apesar do ‘otimismo’ do presidente, é bem improvável que o Santos seja convidado a participar da Copa do Brasil em 2024 e terá que conseguir a classificação com forças próprias ainda neste ano. Resta direcionar todas as forças no Campeonato Brasileiro.
Por fim, é importante ressaltar que a CBF alterou o regulamento de classificação para a Copa do Brasil, dando fim as vagas via ranking. Para se classificar agora, é necessário fazer boas campanhas em competições estaduais ou nacionais.