Próximo e último game da franquia contará com modo especial da Copa do Mundo de 2022. A partir de 2024, jogo ganhará novo nome.
Isso se deve ao contrato da EA Sports com a FIFA, entidade máxima do futebol, se encerrar em 2024, ou seja, a produtora não terá mais a licença da marca.
Em entrevista ao site Vídeo Games Chronicle, Andrew Wilson, CEO da EA, afirmou que a empresa recebia pouco em troca do que pagava à entidade pela marca que dá nome ao jogo.
“Basicamente, o que recebemos da FIFA em um ano sem Copa do Mundo são as quatro letras na frente da caixa, em um mundo onde a maioria das pessoas nem vê mais a caixa porque compra o jogo digitalmente”
Os rumores já vinham se estendendo desde o ano passado, quando a FIFA pediu cerca de 1 bilhão de dólares a cada quatro anos para assinar o próximo acordo. A pedida é maior que o dobro do contrato vigente.
Dessa forma, ambas as partes já deram inicio as reuniões para rescindir o vínculo. Por fim, a EA pode negociar com outros órgãos que devem continuar a dar licença para utilizar nomes reais de jogadores, como por exemplo, a FIFPro (Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol).
FIFA da Copa do Mundo deve ser lançado em outubro
Pelo contrato atual ir somente até dezembro, a tendência é que a data de lançamento do jogo não seja muito diferente do habitual. Sendo assim, o novo e último FIFA deve estar disponível para PC e consoles entre setembro e outubro. O dia exato deve ser anunciado mais para a metade do ano pela produtora canadense.