Barcelona trabalha contra o relógio para reduzir o elenco e, principalmente, diminuir os salários a fim de cumprir o limite salarial. Negociações de transferências e empréstimos estão em andamento, mas o clube já tem clareza de que a melhor opção para Samuel Umtiti é rescindir seu contrato até 2026 e liberá-lo como agente livre. A proposta já está sobre a mesa e o jogador poderá escolher livremente seu destino entre vários clubes interessados.
O Barcelona tinha a esperança de conseguir negociar uma transferência mesmo por um valor baixo para Umtiti, mas seu salário ainda é um obstáculo para os clubes interessados em contratá-lo. Na França, é impossível assumir seu salário se ainda tiverem que pagar uma taxa de transferência, e na Itália está surgindo o mesmo problema. Para o Barcelona, a única solução seria liberá-lo como agente livre, desde que o zagueiro renuncie ao dinheiro que deveria receber em seu contrato.
A oferta do Barcelona tem um prazo limite e será preciso ver se Umtiti recebe alguma proposta importante que permita recuperar o dinheiro que deixaria de ganhar no Barcelona. O clube catalão não deseja gastar mais dinheiro e entende que podem surgir condições para sua saída. Todas as partes têm clareza de que seu futuro deve ser resolvido antes do início da pré-temporada, pois o francês sabe que não conta com a confiança de Xavi e a situação seria complicada.
O Olympique de Lyon mostrou interesse em seu retorno, mas Umtiti teria que ajustar seu salário para assinar, e na Itália existem vários times interessados, embora ainda não tenha sido apresentada nenhuma proposta concreta.
O zagueiro deu sinais de total recuperação de sua lesão, mas o mercado agora oferece salários mais baixos na Europa, então todos terão que fazer sua parte. Houve contatos na Arábia Saudita, mas não seria uma prioridade para o jogador.