A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou mudanças no calendário de competições. O Mundial da modalidade passará a ser disputado a cada dois anos a partir de 2025.
A FIVB divulgou o calendário de competições até 2028 e o novo formato de disputa do Mundial. As mudanças foram aprovadas na última quinta-feira (22), durante reunião do conselho em Punta Cana, na República Dominicana.
Mundial de vôlei
Antes da mudança, a competição era disputada de quatro em quatro anos. A edição do ano passado foi a última com o formato e data antigas.
A partir de 2025, o Mundial será disputado a cada dois anos. Isso significa que a competição será realizada em um ano posterior e anterior às Olimpíadas. Por exemplo, a edição de 2025 vai acontecer depois das Olimpíadas de Paris 2024 e a edição de 2027 antes dos jogos de Los Angeles em 2028.
O formato da competição também sofreu alterações. O número de equipes aumentou de 24 para 32, sendo que elas vão ser divididas em oito grupos de quatro times.
As duas melhores equipes de cada grupo avançam para a próxima fase. No mata-mata, as seleções se enfrentam em jogos únicos até a grande final — formato igual ao da última Copa do Mundo do Catar. As sedes dos torneio ainda não foram definidas.
A mudança é vista como positiva para o calendário internacional do vôlei. No atual cenário, o ano seguinte das Olimpíadas não tem grandes competições, o que prejudica a preparação das equipes. Com a mudança, a expectativa é que as seleções tenham uma melhor preparação para os ciclos de jogos olímpicos.