Considerado um dos maiores vencedores da história do futebol, Cristiano Ronaldo acumula diversas conquistas e marcos nos gramados. No entanto, em 2004, o astro português se destacou por uma ação fora das quatro linhas. Trata-se da linda história do jogador com o garoto Martunis, da Indonésia.
Naquele ano, Martunis, que tinha apenas sete anos, perdeu quase toda sua família durante um tsunami no país asiático. O garoto estava jogando futebol com seus amigos no momento da tragédia. “Primeiro, agarrei-me a uma cadeira que tínhamos na escola, mas comecei a afundar, até ver um tronco flutuando. Subi nele e ele me levou para o continente”, contou o garoto.
Martunis foi encontrado três semanas depois do tsunami, vestindo uma camisa da Seleção Portuguesa. A imagem rodou o mundo e chamou a atenção da Federação de Futebol de Portugal, além do craque Cristiano Ronaldo, já que, em suas primeiras entrevistas, Martunis admitiu sua admiração pelo atacante e seu fanatismo pelo primeiro clube do atacante, o Sporting de Lisboa.
Ao ficar sabendo da história do garoto, Cristiano viajou para a cidade de Martunis e prometeu pagar por sua educação. “Acho que muitos adultos não seriam capazes de lidar com o que aconteceu com esse menino”, disse o astro na época. “Ele é um garoto especial”, acrescentou.
Martunis reencontrou seu pai, que também sobreviveu ao tsunami. A Federação Portuguesa de Futebol e o próprio CR7 decidiram doar 40.000 euros (aproximadamente 180.000 reais) para reconstruir sua casa e convidá-los para uma visita à Europa.
Em 2015, o garoto realizou um de seus maiores sonhos. Martunis foi contratado pelo Sporting de Lisboa para integrar nas categorias de base do clube português. No entanto, sua carreira como jogador profissional acabou não dando certo por conta de uma grave lesão no joelho.