O submarino desaparecido que desceu às profundezas do Oceano Atlântico para visitar os destroços do Titanic no último domingo (18) tem sido um dos principais assuntos nos últimos dias. Cinco pessoas embarcaram na aventura de conhecer um dos mais icônicos navios da história. O RMS Titanic foi construído em 1912 e fez sua viagem inaugural no dia 10 de abril, partindo do porto britânico de Southampton com destino a Nova York.
No entanto, o navio jamais chegaria ao seu destino, naufragando em sua viagem inaugural, no dia 14 de abril de 1912. Atingido por um iceberg, teve seu casco perfurado e afundou. Mais de 1,5 mil pessoas morreram na tragédia. Curiosamente, a data do naufrágio coincide com uma data extremamente importante para o mundo do futebol.
Na tarde do dia 14 de abril de 1912, o Santos Futebol Clube foi fundado por três pessoas fanáticas por esporte da cidade: Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior. Uma reunião foi feita para discutir a fundação da nova agremiação, com todos os interessados em fazerem parte do clube. Os 39 indivíduos que foram ao encontro são considerados sócios-fundadores.
O dia marcou o nascimento de um dos maiores clubes do mundo, junto a uma das maiores tragédias da história. Às 23h59, nas águas geladas do Atlântico Norte, o maior navio de passageiros da época entrava em colapso ao colidir com um iceberg. O RMS Titanic viajava com 2.208 passageiros. Dentre eles, 1.496 perderam suas vidas.
Os dois acontecimentos ainda contribuem para a história de inúmeras pessoas. O Santos revelou Pelé, o maior jogador da história do futebol, além de ter se tornado um dos maiores clubes do mundo, enquanto o Titanic deixa a história e ensinamentos para os transportes marítimos ao redor do mundo.