O Barcelona fechou a contratação do meia alemão Ilkay Gündogan nesta quarta-feira (21). O jogador não renovou seu contrato com o Manchester City e estava livre para assinar com qualquer clube.
Gündogan está finalizando os exames médicos na Alemanha e deve assinar o contrato ainda hoje. O vínculo é válido até junho de 2025.
Gündogan no Barcelona
O jogador de 32 anos era um dos mais cobiçados pelo mercado europeu após a conquista da tríplice coroa do Manchester City na temporada passada. Ele era peça fundamental do esquema do técnico Pep Guardiola e capitão da equipe.
Apesar da proposta de renovação oferecida pelo City, Gûndogan optou pelo Barcelona. O jogador já havia demonstrado interesse em vestir a camisa do clube espanhol.
Também pesou o fato de o tempo de contrato no Barcelona ser maior do que o oferecido pelo City. A diretoria do Barça intensificou o trabalho para fechar a contratação após o anúncio da saída do volante Sergio Busquets do clube.
Os dirigentes ainda trabalham para encaixar o salário do meia nas regras do fair play financeiro. O clube enviou documentos para a La Liga pedindo aprovação para conseguir registrar o jogador.
Gündogan chegou ao Manchester City na temporada 16/17, a pedido de Pep Guardiola. O meia disputou 304 jogos e marcou 60 gols, além de vencer 14 títulos: cinco Premier League, duas Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga e duas Supercopas da Inglaterra.
Na temporada passada, ele foi responsável pelos dois gols que deram o título da Copa da Inglaterra para o Manchester City diante do rival Manchester United.