Enquanto a Inglaterra se prepara para seguir disputando títulos internacionais sob o comando de Gareth Southgate, algumas das promessas do país buscam novos rumos com outras seleções. A mais recente foi Tariq Lamptey, que optou por representar Gana e desenvolver seu futuro em seleções.
Agora, outro promissor jogador, Demarai Gray, se junta a um novo projeto internacional: disputar a Copa Ouro pela seleção da Jamaica, tornando-se o novo grande nome dos Reggae Boyz, ao lado de Michail Antonio e Leon Bailey.
O atacante do Everton é a mais recente aposta da Federação Jamaicana, que tem buscado jogadores ingleses promissores para obter cidadania e aumentar o nível da seleção. O objetivo é claro: ter jogadores de renome para alcançar metas maiores no cenário continental e internacional.
Demarai Gray é considerado uma das maiores promessas do futebol inglês que nunca se concretizou. Ele começou a chamar a atenção no Birmingham, mas não conseguiu estabelecer seu melhor futebol no alto nível. Ele passou pelo Leicester e agora joga no Everton. Aos 26 anos, sua regularidade não tem sido a melhor, mas seu objetivo é encontrar sua melhor versão nos clubes e na seleção.
Por que Demarai Gray escolheu a Jamaica?
Além de ser uma mudança no cenário futebolístico, representar a Jamaica também tem um significado especial para Gray. Com ascendência jamaicana através de seus avós, ele vê a oportunidade de aprofundar suas raízes culturais e criar um legado do qual seus filhos também possam se orgulhar.
Gray esperava estrear pela seleção inglesa, mas nunca teve a oportunidade. As convocações para a seleção jamaicana mostraram o que ele poderia trazer para os Reggae Boyz. Seu liderança e experiência no futebol europeu serão de extrema importância para o projeto da seleção caribenha.
Revolução jamaicana, “fabricada na Inglaterra”
Na lista de 23 jogadores convocados pela Jamaica para a Copa Ouro, a federação teve como estratégia chamar jogadores nascidos no exterior para representar o país centro-americano. Na verdade, a Inglaterra tem sido o país mais procurado nesse processo, com 11 jogadores chamados que nasceram em território britânico.
Entre esses jogadores, Leon Bailey é o único que nasceu na Jamaica, mas a busca por outros jogadores ingleses de origem jamaicana é liderada por Michail Antonio. Ele também foi internacional pela seleção inglesa, mas não desenvolveu sua carreira pelos Three Lions. Agora, Demarai Gray seguirá seus passos, e provavelmente não será o último a fazer essa escolha.