As Olimpíadas, maior evento esportivo do mundo, acontece a cada quatro anos e reúne atletas de mais de 200 países, para disputar em diferentes modalidades. Mas afinal, você sabe qual foi o motivo para a criação dos Jogos Olímpicos?
Os primeiros Jogos Olímpicos, chamados de Jogos Olímpicos da Antiguidade, aconteceram na Grécia, em Olímpia, no ano de 776 a.C. Naquela época, os jogos tinham como objetivo reverenciar os deuses do Olimpo através do enaltecimento das habilidades de cada atleta. Eles competiam entre si, para ver quem melhor demonstrava respeito às divindades.
Já na Era Moderna, a realização dos Jogos Olímpicos era vista como um elemento central para a educação. Idealizado pelo francês Barão Pierre de Coubertin, os Jogos Olímpicos Modernos tinham como objetivo unir os jovens de todo o mundo através do esporte, atuando como um agente de paz.
Criação dos Jogos Olímpicos Modernos
A primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos foi realizada na cidade de Atenas, na Grécia, em 1896. Participaram da competição 241 atletas (todos homens, uma vez que era proibida a participação de mulheres nos jogos), de 14 países.
Diferente da tradição atual, naquela época, os vencedores não ganhavam medalhas de ouro. Quem vencia as provas em primeiro lugar era premiado com medalhas de prata e ramos de oliveira. Já os segundos colocados, recebiam medalhas de cobre e ramos de louro. A tradição de premiar com medalhas de ouro, prata e bronze surgiu em 1904, durante as Olimpíadas de St Louis, nos Estados Unidos.
As Olimpíadas são divididas entre Jogos Olímpicos de Verão e Jogos Olímpicos de Inverno. Eles acontecem de quatro em quatro anos (com dois anos de diferença entre si). Há também os Jogos Paralímpicos, destinados a atletas com deficiência. Essa modalidade também é dividida entre jogos de verão e inverno.