Os Jogos Pan-Americanos de 2023 darão a oportunidade de vários atletas brasileiros e de outros países das Américas do Sul, Central, Caribe e Norte realizarem o sonho de competirem entre os melhores do continente, além de servir como torneio eliminatório de alguns esportes para as Olimpíadas de Paris, no ano de 2024.
O 19° Pan-Americano será realizado entre os dias 20 de outubro a 5 de novembro, em Santiago, no Chile. A competição será apenas no fim do ano por conta das condições climáticas do país, que enfrenta temperaturas mais frias durante o inverno, que dura entre junho e setembro.
A escolha da cidade-sede foi confirmada em 2017, após Santiago enviar a única candidatura ao Comitê após Buenos Aires, na Argentina, informar sua desistência a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA). Será a primeira vez que a cidade chilena irá sediar os jogos.
Pan não será realizado apenas na capital
Santiago, que terá as cerimônias de abertura e encerramento, não será a única cidade a receber os jogos Pan-Americanos. Outros municípios da região metropolitana da capital, como Las Condes, Nuñoa, La Reina, Providencia e San Bernardo terão provas de várias modalidades esportivas, como ciclismo, boxe, golfe, maratona e marcha atlética.
A região de Valparaíso e Viña del Mar, no litoral central do país, será sede de esportes aquáticos que utilizam o mar aberto, como canoagem slalom, vela e triatlo. Essas sedes também receberão modalidades que demandam várias sedes, como o futebol e o handebol.
No litoral sul do Chile, na região de O’Higgins e Biobío, acontecerá as provas de surfe, canoagem velocidade e remo. O local é propício para a atividade, pois há mais ondas do que em outras regiões do país.
O Chile também será o país-sede dos jogos Parapan-Americanos, que serão realizados entre os dias 17 e 26 de novembro.