Onde vai ser a Copa do Mundo em 2034?

A Copa do Mundo de 2026 ainda nem chegou, mas a especulação para onde vai acontecer a maior competição de futebol do mundo, em 2034, já começou. O burburinho teve início após o presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), Sheikh Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, dizer que o continente quer sediar outra Copa do Mundo, já em 2030 ou em 2034.

A Ásia já sediou a Copa do Mundo duas vezes: em 2002, na Coreia do Sul e no Japão e na última edição no Catar, em 2022. O presidente da AFC disse, em uma coletiva, durante visita à Síria e ao Líbano, que acha que “a Arábia Saudita é um país capaz de organizar um torneio semelhante.”

“Mas temos que escolher o momento certo: 2030 ou 2034? Se nossa chance de sediar o torneio é melhor em 2034, estamos analisando isso, e se nossas condições em 2030 forem melhores, por que não?”, também questionou Salman bin Ebrahim.

Próximas edições da Copa do Mundo

A Copa do Mundo passará a contar com 48 seleções e vai se dividir em três países pela primeira vez, tendo como sede os Estados Unidos, Canadá e México. A mudança de 32 para 48 times já acontece na próxima edição, em 2026.

Já sobre 2030, existem duas propostas de candidaturas multinacionais. Uma delas é do trio formado por Espanha, Portugal e Marrocos, e o outro pelo grupo que conta com Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, com a Copa do Mundo retornando ao local da primeira final, em Montevidéu, cem anos depois.

Sheikh Salman afirmou que queria garantir que a AFC estivesse unida em qualquer candidatura e tivesse apoio de outros lugares.

“Estamos coordenando com as federações continentais e a FIFA com base no fato de que sediaremos a Copa do Mundo de 2030 ou 2034 de acordo com todos, para que, quando o arquivo for apresentado, possamos garantir que seja bem-sucedido em pelo menos 90%”, disse.

Assim como o Catar e os Emirados, a Arábia Saudita vem concentrando investimentos no esporte como parte de uma estratégia para diversificar uma economia dependente do petróleo.

Vale lembrar em meio a esse “convite” do Sheikh Salman, as inúmeras críticas que a FIFA foi alvo durante a Copa do Mundo de 2022, principalmente relacionadas ao tratamento dado a trabalhadores estrangeiros e às leis sociais restritivas do país.

Mediante os últimos acontecimentos do mundo do futebol não há dúvidas de que a Arábia, com seu forte poder econômico, pode estar se anunciando como um país que ter uma forte liga de futebol. Cristiano Ronaldo e Benzema podem provar…