O Mogi Mirim, tradicional clube do interior de São Paulo, famoso por ter tido Rivaldo como jogador e presidente, foi rebaixado para a quinta divisão do Campeonato Paulista. A equipe empatou em casa por 1 a 1 com o Independente de Limeira neste domingo (18) e deu adeus às chances de classificação para a segunda fase da 4ª divisão paulista.
Por conta da mudança do regulamento no torneio estadual, o Mogi Mirim está rebaixado para a nova Série B do Paulistão. O time do interior paulista ganhou notoriedade no cenário nacional entre os anos de 1992 e 1993, quando chegou a ganhar o apelido de “Carrossel Caipira” sob o comando do técnico Vadão.
Neste período, o clube revelou Rivaldo, que assumiria a presidência do time em 2008. Sua gestão foi marcada por bons resultados, com acessos para a Série B do Campeonato Brasileiro e boas campanhas no Campeonato Paulista, chegando a disputar a semifinal do estadual em 2013.
Por conta de dívidas, Rivaldo deixou o comando do clube em 2015. Desde então, o time de Mogi entrou em uma espiral nos campeonatos que disputava.
Rei do acesso tem menos de 1% de chance de voltar a Série A em 2024
Considerado o “Rei do acesso” no futebol brasileiro, o Avaí não deve repetir o feito na atual temporada e provavelmente permanecerá na segunda divisão em 2024. De acordo com estudo realizado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Leão da Ilha possui apenas 0,72% de chance de acesso.
A luta da equipe catarinense, inclusive, deverá ser contra o rebaixamento para a Série C. No momento, o Avaí está na penúltima posição, somando apenas nove pontos em 12 partidas disputadas. São duas vitórias, três empates e sete derrotas.
O Leão ganhou o apelido de “rei do acesso” por ter sido o time com mais acessos conquistados na Segundona desde que a Série A passou a ser disputada no formato dos pontos corridos. De 2003 para cá, o Leão subiu em 2008, 2014, 2016, 2018 e 2021.