Elenco do Sport em 2008: jogadores, escalação e destaques do título da Copa do Brasil
O elenco de 2008 do Sport entrou para a história. Campeão da Copa do Brasil e do Pernambucano daquele ano, foi o primeiro e, até hoje, único campeão nordestino da competição nacional após 20 anos.
O time base daquele elenco histórico era o seguinte: Magrão, Luisinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Sandro Goiano, Romerito e Carlinhos Bala; Leandro Machado e Enilton. Nelsinho Baptista. O elenco que fez o Leão da Ilha rugir mais alto que todos os outros, 15 anos atrás.
A Ilha do Retiro havia se tornado o alçapão mais temido naquela temporada. Apelidada de “La Bobonilha”, em referência à histórica La Bonbonera, casa do Boca Juniors, a Ilha fez diversas vítimas naquela temporada, no Pernambucano, onde o clube foi campeão sem grandes goleadas e na histórica campanha que levou o título que parecia impossível.
Começo Avassalador
O Leão da Ilha começou a sua campanha contra o Maranhão. Tendo empatado o jogo de ida fora de casa por 2 a 2, o Sport amassou em seu alçapão no jogo da volta. 4 a 1.
Na segunda fase, enfrentou um adversário, na teoria, mais complicado. O Brasiliense, que na época com o vice-campeão do mundo com a Seleção Brasileira de 1998 em seu elenco, o experiente Junior Baiano, além de Dimba, Jobson e Iranildo. Na partida de ida, vitória contundente do Sport em Brasilia, 2 a 1. Na volta, na avassaladora Ilha, não foi diferente. 4 a 1 e mais um show em Recife.
Oitavas de Final
Na fase de Oitavas de Final, o Sport conheceu o seu adversário: Era o Palmeiras, de Vanderlei Luxemburgo que, na época, estava embalado na temporada, tido por muitos com um dos melhores times do futebol nacional.
Na partida de ida, em São Paulo, o jogo terminou empatado. No antigo Palestra Itália, o Palmeiras de Valdívia e Diego Souza até tentou, mas não conseguiu vazar a defesa do clube pernambucano.
Na volta, na Ilha, o Sport mostrou porque era a sensação daquela competição e não tomou conhecimento, mais uma vez, do seu adversário. 4 a 1 no Palmeiras com grande atuação de Romerito e vaga mais que garantida nas quartas de final da competição.
Quartas de Final
Fernandão e Nilmar eram as grandes ameaças do Sport na fase de Quartas de Final. O Inter apareceu no caminho do campeão pernambucano e trouxe a primeira derrota do clube naquela temporada da competição nacional. 1 a 0 em Porto Alegre.
Na volta, o jogo não foi tão fácil quanto vinha sendo nas fases anteriores. Em uma partida complicada, o Sport abriu o placar, porém logo levou o empate, deixando o clube em desvantagem no placar agregado.
No segundo tempo, o Sport voltou a frente com Roger e via ali uma possibilidade de classificação à semifinal. Antes do apito final, o clube pernambucano viu Luciano Henrique ser expulso e dificultar a vida na ilha. O que ninguém esperava ali era que Durval acertaria uma “paulada” em cobrança de falta e classificaria o Leão da Ilha em um jogo emocionante. 3 a 1, placar necessário para a classificação.
Semifinal
Diferente das fases anteriores, na Semifinal o Sport jogaria o jogo de ida na Ilha. O adversário dessa vez foi o Vasco. Na ida, em Recife, mais um amasso e vitória por 2 a 0, com gols de Durval e Daniel Paulista.
Na volta, em São Januário, mais emoções tomariam conta do torcedor pernambucano. Derrota por 2 a 0 em um jogo em que o Sport teve boas oportunidades de marcar. Edmundo e Leandro Amaral fizeram para o clube carioca e levaram a disputa para os pênaltis.
Após uma disputa em que Edmundo perdeu sua cobrança e Magrão, goleiro do Sport, converteu, além de Carlinhos Bala, o clube da Ilha garantiu a classificação emocionante para a grande final, o que já era histórico.
Final
O adversário da grande decisão da Copa do Brasil de 2008 era o Corinthians. Com o desfalque importantíssimo de Romerito, destaque daquela temporada do Sport. O jogador estava em fim de empréstimo ao Sport e o Goiás, clube de origem, não queria libertar o atleta para a partida.
O então jogo de ida aconteceu em São Paulo e trouxe um pingo de tristeza para a torcida pernambucana. O Sport não jogou bem e levou dois gols logo no primeiro tempo. Com a desvantagem, o clube tentava ir pra cima mas acabou o levando o terceiro tento. A “esperança” veio quando o criticado Enilton entrou e descontou. 3 a 1 Corinthians e tudo ficou para a Ilha.
11 de Junho de 2008, jogo da volta em Recife. precisando tirar 2 gols de desvantagem, o Leão da Ilha abriu o placar aos 34 da primeira etapa, com Carlinhos Bala. Dois minutos depois, a desvantagem estava retirada. 2 a 0 Sport, com Enilton. Sport Campeão em uma campanha que ficou para a história.