A Seleção Brasileira dá os seus primeiros passos rumo a preparação para a Copa do Mundo de 2026 nos dias 17 e 20 , quando enfrenta as Seleções de Guiné e Senegal em dois amistosos. Iniciando seu novo ciclo ainda com um treinador interino, o futuro da Seleção Canarinha parece incerto, uma vez que a CBF pretende esperar pelo menos até 2024 para contratar Carlo Ancelotti para ser o novo comandante do escrete canarinho.
Enquanto seu novo ciclo não se inicia, diversos jogadores que fizeram parte de ciclos anteriores vivem outras fases de suas carreiras. Há exatos 10 anos, o Brasil se preparava para disputar a Copa das Confederações sob o comando de Luís Felipe Scolari.
Boa parte dos jogadores que disputaram o torneio acabaram sendo convocados por Felipão para disputar a Copa do Mundo de 2014. Embora o fim tenha sido trágico, com uma derrota por 7×1 para a Alemanha na semifinal, aquele time foi responsável pela melhor campanha da Seleção Brasileira em mundiais desde o pentacampeonato conquistado no Japão em 2002.
Apesar disso, para muitos, aquele foi um dos piores grupos a vestir a camisa amarela. A ironia é que dos 23 convocados por Scolari, boa parte deles retornou ao futebol brasileiro e teve um impacto significativo nos clubes que defenderam.
Dos atletas que fizeram parte daquele time, apenas Dante, Thiago Silva, Maxwell, Luís Gustavo, Oscar Bernard e Neymar não retornaram ao Brasil. Dos que voltaram, alguns tiveram mais sucesso que outros, como é o caso de Ramires, Paulinho, William e Maicon, que tiveram passagens apagadas por Palmeiras, Corinthians e Avaí.
Diferentemente de Hulk, Daniel Alves, Hernandes, Marcelo e Fernandinho, que são ou foram peças importantes de Atlético-MG, São Paulo, Fluminense e Athletico Paranaense. Existem também aqueles que já atuavam no Brasil e seguiram sendo peças importantes de seus clubes como Victor, Jefferson, Fred e Jô. Confira abaixo os 23 convocados por Felipão:
Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014
Goleiros:
- Julio Cesar (Toronto), hoje aposentado;
- Jefferson (Botafogo), hoje aposentado;
- Victor (Atlético Mineiro), hoje aposentado.
Laterais:
- Daniel Alves (Barcelona), está preso na Espanha;
- Maicon (Roma), hoje aposentado;
- Marcelo (Real Madrid), joga no Fluminense;
- Maxwell (PSG), hoje aposentado.
Zagueiros:
- Thiago Silva (PSG), joga no Chelsea;
- David Luiz (Chelsea), joga no Flamengo;
- Dante (Bayern de Munique), joga no Nice;
- Henrique (Napoli), joga no Coritiba.
Meio-campo:
- Luiz Gustavo (Wolfsburg), joga no Al-Nassr;
- Hernanes (Inter de Milão), hoje aposentado;
- Paulinho (Tottenham), joga no Corinthians;
- Ramires (Chelsea), hoje aposentado;
- Oscar (Chelsea), Shanghai Port;
- Fernandinho (Manchester City), joga no Athletico-PR;
- Willian (Chelsea), joga no Fulham.
Atacantes:
- Hulk (Zenit), joga no Atlético-MG;
- Neymar (Barcelona), joga no PSG;
- Fred (Fluminense), hoje aposentado;
- Jô (Atlético Mineiro), hoje aposentado;
- Bernard (Shakhtar Donetsk), joga no Panathinaikos.