CBF não dá a mínima pra nova Liga e toma atitude visando o Brasileirão

A criação de uma Liga de clubes para organizar o campeonato brasileiro é um projeto que está em discussão há alguns anos no Brasil. A CBF, atual organizadora da competição, nunca fez oposição ao movimento dos clubes.

Entretanto, o tempo para a criação dessa liga está acabando e entidade máxima do futebol brasileiro já se movimentou para negociar os direitos de transmissão.

Atitude da CBF sobre o Brasileirão

Segundo avaliação da CBF, os clubes brasileiros não vão conseguir concluir a criação de uma Liga até 2025, data em que não terá mais contratos de direitos de transmissão. Assim, os clubes estariam livres para fundar uma Liga.

Isso se dá pelas disputas entre a LiBra e Forte Futebol (LFF), dois blocos de clubes com modelos de gestão diferentes que tentam organizar uma Liga. Diante desse cenários, a CBF já se antecipou sobre a negociação dos direitos de transmissão.

A entidade começou as conversas para renovar os contratos de publicidade nas partidas a partir de 2025. O atual vínculo com a Brax vai até 2024.

Caso a Liga seja efetivada na prática, a CBF não organizaria o Brasileirão sozinha. Ambos os blocos de clubes vão recorrer à entidade para ajudar a organizar o campeonato brasileiro.

Recentemente, o fundo de investimentos árabe Mudabala fez uma proposta para a Libra por um percentual da Liga. Os clubes estão analisando a proposta e uma nova decisão deve ser divulgada em breve.