CBF pede socorro na FIFA para que os árbitros errem menos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai se reunir com a Fifa nesta quinta-feira (15) para analisar a atuação dos árbitros. O evento ganhou o nome de Seminário FIFA-CBF de Análises Táticas de Futebol para Árbitros. É a primeira vez que uma federação nacional e a entidade máxima do futebol realizam algo do tipo.

O evento vai ter exibição online disponível para todos os profissionais de arbitragem e acontece das 16h as 20h (de Brasília). A aula será ministrada pelos instrutores Gianvito Piglionica e Cristiano Ciardelli, ambos da Itália. O principal objetivo desse seminário é auxiliar os árbitros a terem melhor percepção dentro de campo e ter melhores tomadas de decisão.

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, destacou a importância do evento para o futuro da arbitragem em solo brasileiro.

As análises táticas de um jogo de futebol já fazem parte da rotina dos árbitros modernos. Todos os de elite já trabalham essa parte para reconhecimento prévio de como jogam as equipes, assim como as características individuais de cada jogador. Isso é para antecipar o seu posicionamento e ter uma excelente leitura de jogo“, afirmou em entrevista ao “UOL Esporte”.

Dar conhecimento tático a todos os árbitros do quadro nacional, através desse curso, vai ao encontro da nossa busca por desenvolvimento da arbitragem brasileira, que é uma prioridade da gestão do presidente Ednaldo Rodrigues. Para proporcionar que os árbitros e árbitras do Brasil possam evoluir e aprender como se preparar para jogos, incluindo o entendimento do jogo, independentemente da divisão em que ele apite“, acrescentou.