O Guarany de Sobral-CE vive uma situação muito crítica com relação à saúde financeira do clube. A diretoria anunciou na última segunda-feira (12) que as atividades do clube estão suspensas por tempo indeterminado.
O clube tenta amenizar as dívidas o mais rápido possível com o objetivo de viabilizar a continuidade nas disputas do campeonato cearense sub-20 e da Taça Fares Lopes.
Situação do Guarany de Sobral
O elenco do clube possui 28 jogadores, todos do sub-20. Eles vão representar a equipe na Taça Fares Lopes. Os garotos recebem ajuda de custo, enquanto apenas a comissão técnica e os funcionários do clube são remunerados.
O presidente do Guarany, Marcos Maciel, deu um panorama da atual situação:
“Temos o dinheiro que recebemos da Prefeitura de Sobral, estamos aguardando para receber, mas o dinheiro não chega ao clube. Gestões anteriores, que não tinham comprometimento, deixaram pendências financeiras no Guarany. A cada vez que a Prefeitura deposita o valor do patrocínio máster, o valor é bloqueado pela Justiça para pagamento de dívidas trabalhistas e judiciais”, explicou
Atualmente, a dívida é de pouco mais de R$ 2 milhões. “Era para a gente receber o valor da prefeitura há quatro meses, mas ficamos de mãos e pés atados e não podemos arcar com o pagamento de salários de funcionários”, completou.
Essa situação obrigou a equipe a jogar a Taça com a equipe sub-20. Além das questões salariais, a falta de dinheiro impede uma logística mais eficiente e adiciona dificuldade às viagens do clube.
“A delegação viaja de ônibus no dia do jogo. Eles se alimentam no meio do caminho e depois vão para o local da partida. Mas a esperança agora é resolver esse impasse com nosso departamento jurídico”, disse Marcos.
O Guarany de Sobral ficou marcado na história do futebol nordestino por ter sido a primeira equipe cearense campeã nacional. Em 2010, a equipe venceu a série D do campeonato brasileiro após derrotar o América-AM por quatro a um.