A morte de Silvio Berlusconi na última segunda-feira (12) causou diferentes reações no mundo. O polêmico empresário e ex-premiê italiano teve uma vida marcada de confusões e até no futebol já esteve envolvido. A informação é do jornalista Juca Kfouri, do “UOL Esporte”.
No esporte bretão, esteve a frente do Milan, na presidência, onde conseguiu títulos expressivos. A sua ambição o fez tentar chegar a Fifa, mas fracassou. Berlusconi tinha planos de assumir a entidade máxima do futebol para acabar com a Copa do Mundo.
O episódio aconteceu após a edição de 1990, que aconteceu na Itália. Em entrevista a revista “Panorama”, o empresário defendeu o final da competição de seleções. Além disso, afirmou que os clubes que deveriam disputar torneios assim e que as equipes nacionais deveriam se restringir a, no máximo, as Olímpiadas.
O argumento utilizado por Silvio Berlusconi nesta ocasião foi a grande quantidade de jogadores que cedeu para Itália e Holanda na Copa.
“Durante dois anos perdi dinheiro com as reformas dos estádios por causa da diminuição da capacidade deles nos jogos do Campeonato Italiano. Depois, cedi mais que um time inteiro para as seleções da Itália e da Holanda. Meus três holandeses (Rijkaard, Gullit e Van Basten) caíram fora ainda na fase de grupos e a Azzurra foi eliminada na semifinal pela Argentina. Agora a FIFA vem, nesse clima de velório nacional, e me diz para levantar de novo o futebol”, disse, segundo Juca Kfouri, em sua coluna.
Berlusconi faleceu aos 86 anos em decorrência de uma leucemia no Hospital San Raffaele, na cidade de Segrate, na província de Milão.