Ele ajudou a Real Sociedad a voltar para Champions e pode parar no Barcelona

A possibilidade de Martín Zubimendi trocar a Real Sociedad pelo Barcelona continua em pauta, mas o jogador basco parece confortável em seu atual clube. Em entrevista ao ‘El Diario Vasco’, Zubimendi afirmou que se sente mais motivado a herdar a camisa 4 de Illarramendi na Real Sociedad do que a camisa 5 de Busquets no Barcelona. Essa declaração deixa claro que, apesar do interesse do clube catalão, o jogador não tem pressa em deixar a equipe basca.

O jornalista Imanol Troyano, responsável pela entrevista com Zubimendi, explicou a situação: “Não acredito que o que ele disse seja um ‘não’ definitivo ao Barcelona e aqui já vivemos saídas importantes como a de Illaramendi ao Real Madrid em seu tempo ou Isak no último verão. Mas não acho que nem a Real Sociedad nem ele tenham urgência. Ele tem suas expectativas cobertas: jogará a Champions League com a Real e está em um clube com grande estabilidade econômica”.

A postura de Zubimendi causa surpresa no Barcelona?

Entre os torcedores e a diretoria do Barcelona, a postura de Zubimendi causa certa perplexidade. Não é comum que a possibilidade de defender um clube como o Barça receba uma resposta tão comedido por parte de um jogador. O técnico Xavi, em suas falas públicas, deixou claro que Zubimendi seria sua primeira opção para substituir Busquets. No entanto, o jogador basco tem se mostrado mais interessado em agradar a Real Sociedad do que em abrir as portas para o clube catalão.

Quais são os motivos que podem pesar na decisão de Zubimendi?

Martín Zubimendi está muito ligado a San Sebastián, tanto em relação ao clube quanto à sua vida pessoal. O jogador mantém suas amizades de longa data na cidade e leva uma vida tranquila perto da montanha. “Por sorte, continuo vendo em San Sebastián. Lá estão meus amigos e, quando posso, encontro com eles”, disse o jogador em entrevista anterior ao SPORT.

Além disso, Zubimendi revelou sua rotina na cidade basca: “À tarde, quando posso, saio para caminhar, tranquilo, com boas vistas. Só com o cachorro, que está bem”. Durante o verão, é comum encontrar o meio-campista na praia de Gros e, apesar de estar de férias, ele não consegue ficar longe do futebol. “Se alguém pega uma bola, não consigo ficar deitado, jogo com eles”.

Diante desses fatores, parece claro que a decisão de Zubimendi sobre seu futuro no futebol passa por uma série de aspectos, tanto profissionais quanto pessoais. As palavras recentes do jogador indicam que ele não tem pressa em deixar a Real Sociedad e que sua prioridade, no momento, é continuar evoluindo com a equipe basca.