Antes de Leo Messi, a chegada de David Beckham à MLS gerou enorme expectativa. Agora, o britânico, desempenhando um papel fundamental nos bastidores, foi decisivo na contratação do astro argentino pelo Inter Miami. Juntos, ambos os jogadores pretendem transformar para sempre o futebol nos Estados Unidos.
A história do futebol nos EUA é marcada por grandes ícones globais desse esporte que em algum momento foram em busca de sua própria versão do ‘sonho americano’. É o caso, por exemplo, de Pelé nos anos 70, no New York Cosmos, e de Beckham no início do século XXI, no LA Galaxy. Agora, Messi ingressa no Inter Miami, dirigindo-se ao Mundial 2026.
Messi e a MLS: Uma parceria com potencial de mudar o cenário
A aposta de Messi na MLS pode mudar radicalmente a situação do ‘soccer’ nos EUA, um país onde o futebol sempre disputou espaço com outros esportes nacionais, como o futebol americano, o basquete e o beisebol. Além disso, a chegada do argentino não pode ser totalmente compreendida sem levar em consideração o precedente criado por Beckham.
Beckham, estrela do futebol internacional, se transferiu para o LA Galaxy em 2007, aos 32 anos, vestindo a camisa branca do time. O britânico chegou à cidade americana em meio a uma enorme expectativa e em uma liga que ainda estava buscando seu ritmo. Isso sem falar que a MLS, na época, contava com apenas 13 equipes (hoje são 29, com expansões previstas para San Diego e Las Vegas).
A chegada de Beckham à MLS serviu para atrair mais atenção midiática e aumentar a venda de merchandising. Além disso, permitiu que a liga fosse mais criativa financeiramente para atrair os melhores jogadores do mundo. Foi assim que a MLS criou com Beckham a figura do “jogador designado”, permitindo que os clubes contornassem os limites salariais em casos especiais.
Como será o envolvimento de Messi com a MLS?
Assim como aconteceu com Beckham, a MLS tem buscado soluções criativas para trazer Messi. Segundo o portal The Athletic, a liga e a Apple estão negociando com o argentino uma parte dos lucros gerados pelos novos assinantes do serviço de ‘streaming’ MLS Season Pass da Apple TV+. Além disso, a Adidas, patrocinadora de Messi desde a juventude e fornecedora de todos os 29 times da MLS, também teria proposto compartilhar parte dos lucros de vendas de merchandising ligados à chegada de Messi nos EUA.
Sem dúvida, a presença de Messi na MLS impulsionará vendas de produtos esportivos, venda de ingressos, receitas publicitárias, presença nas redes sociais e atrairá outros talentos futebolísticos. No entanto, além desses benefícios, Messi também terá muito a ganhar, especialmente com eventos importantes, como a Copa América de 2024 e o Mundial de 2026, que serão sediados nos EUA, México e Canadá.