Atlético de Madrid tem uma séria questão a ser resolvida no elenco

O Atlético de Madrid está trabalhando intensamente para montar o elenco da próxima temporada, em um mercado que verá saídas antes das chegadas. O clube está atento ao desenvolvimento de vários casos individuais, especialmente o de João Félix, mas ao mesmo tempo planeja olhar um pouco mais adiante no tempo.

Há oito jogadores que terão seus contratos encerrados em 2024, ou seja, entrarão em seu último ano antes de ficarem livres. Essa circunstância temporal apresenta três possibilidades para todos eles: transferência neste verão, renovação ou saída gratuita em doze meses. A direção esportiva também está trabalhando nisso, pois cada um desses oito casos é diferente. Haverá saídas nesta janela de transferências e propostas de renovação com redução salarial. O clube se ocupa e se preocupa com o curto e médio prazo no aspecto esportivo.

Na lista de jogadores com contrato até 2024 estão Grbic, Savic, Hermoso, Witsel, Koke, Kondogbia, Carrasco e Morata. Quase um time inteiro. Na verdade, há um nono jogador, Vitolo, mas não há caso. O jogador das Ilhas Canárias (33 anos) ainda pertence ao Atlético, esteve emprestado nesta temporada ao Las Palmas e passou por uma cirurgia há um mês, o que o deixará fora até o próximo ano. Sua situação é a mais simples, pois não tem sido considerado desde o ano passado e não continuará no clube.

Menos claro, mas também na lista de saída, está Kondogbia (30). O meio-campista perdeu espaço na segunda metade da temporada e todas as partes entendem que uma transferência seria o melhor caminho. O clube recebeu propostas da Turquia por ele (o Besiktas ofereceu 2,5 milhões de euros) e espera receber propostas da Inglaterra.

Grbic também não terá vida fácil para continuar, pois ele sabe que, mesmo tendo jogado nos últimos oito jogos, seu papel continuará sendo o de reserva de Oblak. Aos 27 anos, o croata está refletindo sobre o que será melhor para seu futuro imediato, e o clube estará atento aos pretendentes.

Depois de João Félix, Carrasco (29) é a outra grande incógnita no mercado do Atlético. Simeone conta com ele e ele se encaixa em qualquer sistema tático, mas a preferência que o Barcelona tem por ele (por 19 milhões de euros) sugere uma possível saída.

Ainda haverá conversas. Sendo um titular absoluto no Atlético, sua partida seria um golpe duro e obrigaria o clube a buscar uma contratação de peso no mercado para substituí-lo. Um caso semelhante pode ser o de Morata (30).

O atacante é importante para a equipe e também tem pretendentes fora do clube (Juventus, Milan…), mas o clube, como já foi relatado, está trabalhando em uma renovação com redução salarial e está otimista em mantê-lo até 2026. O jogador quer continuar e está disposto a colaborar.

A situação econômica está apertada e melhorias salariais serão limitadas a casos pontuais, como será o caso de Nahuel e Reinildo. Propostas com redução salarial serão mais comuns, embora tudo dependa de como as finanças do clube estiverem e, evidentemente, de cada jogador.

Com Witsel (34), a cláusula de renovação de contrato por mais um ano já foi ativada, ele quer cumprir o contrato e o clube valoriza suas qualidades, embora seja necessário esperar para saber se ele continuará além disso, mas não parece fácil. Koke (31) é o caso oposto, pois ele vestirá a camisa do Atlético até quando ele quiser. O clube deseja que seu capitão, o jogador com mais partidas na história do Atlético (587 e contando), seja um jogador de um único clube e se aposente com a única camisa que defendeu. As condições serão negociadas no momento certo, sem pressa.

E os outros dois com quem o clube terá que sentar para conversar são Hermoso e Savic. A situação do espanhol (27) no time mudou drasticamente, pois antes do Natal ele estava na vitrine e nos últimos meses ele foi um dos destaques de um Atlético muito melhorado. O defensor está aguardando o contato. O montenegrino (32) também faz parte do grupo de confiança de Simeone, mas depois de 2024 seu papel será diferente das últimas temporadas.

Oito jogadores, oito circunstâncias. Algumas conversas são urgentes e outras nem tanto. Paralelamente, o Atlético está vasculhando o mercado para a próxima temporada da Liga que começa em agosto.

Estão em busca de laterais para ambas as alas, um meio-campista, um atacante e talvez mais algumas posições, dependendo das saídas (goleiro, meio-campista…) e do que acontecer com os jogadores emprestados. Muito trabalho nos escritórios do Metropolitano, onde o planejamento está em andamento em duas velocidades.