No livro ‘Eu sou futebol’, o ex-atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, que recentemente anunciou sua aposentadoria, revela sua escalação ideal com jogadores com quem jogou ao longo de sua carreira. O elenco selecionado pelo sueco conta com grande presença de jogadores que brilharam no Barcelona, com quatro atletas na escalação titular e um no banco de reservas.
Logo na defesa, o escolhido para a lateral esquerda é o brasileiro Maxwell, um dos melhores amigos de Ibrahimovic no futebol e com quem o atacante jogou no Barcelona e também no Ajax. Zlatan descreve Maxwell como “um jogador muito elegante”. No meio-campo, destaque para Xavi, que agora é o treinador do Barça, chamado de “senhor perfeito” pelo sueco, já que “nunca errava”.
O ataque protagonizado por Messi e Ronaldinho
A dupla de ataque formada por Messi e Ronaldinho, que segundo Ibrahimovic é “um gênio”, não poderia faltar. Messi é chamado de “jogador do Playstation” e “o melhor de todos os tempos” pelo sueco. Os quatro ex-jogadores do Barcelona compõem a seguinte escalação: Buffon, Thuram, Thiago Silva, Nesta, Maxwell; Vieira, Nedved, Xavi; Messi, Ronaldinho e o próprio Ibrahimovic.
Com essa seleção, jogadores como Cristiano Ronaldo e Ronaldo Fenômeno acabaram ficando de fora do time dos sonhos de Ibrahimovic, apesar do Fenômeno ter sido o grande ídolo do sueco durante sua infância.
Jogadores do Barcelona no banco de reservas
No banco de reservas, outro representante do Barça é Andrés Iniesta, acompanhado por Seedorf, Gattuso, Cannavaro e Júlio César. O livro ‘Eu sou futebol’ é mais um exemplo da admiração e respeito que Ibrahimovic tem pelos jogadores com quem compartilhou sua jornada no esporte, e mostra também o legado que ele deixará após sua aposentadoria.