Após o fracasso de uma possível alteração no calendário no futebol com a Copa do Mundo sendo disputada a cada dois anos, a FIFA apresentou um novo plano. A ideia é expandir para a África, Ásia, Oceania e América do Sul a Liga das Nações que já é disputada na Europa (UEFA) e América do Norte (CONCACAF).
A ideia é do canadense Victor Montagliani, presidente da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe), membro do Conselho e um dos vices da FIFA, que tem como base incrementar a antiga Copa das Confederações. Nesse antigo formato, se encontravam o país sede, o atual campeão mundial e os campeões continentais.
O presidente Nasser Al-Khelaifi, da ECA (Associação Europeia de Clubes), foi uma das figuras que foram contra essa ideia da FIFA. Ele afirmou que: “Isso para nós nem é hipótese e por isso não vai ser discutido. É uma ideia que não existe e não posso ser mais claro quanto a isso”.
Apesar dessa ideia da Copa do Mundo bienal ter sido rejeitada tanto por europeus quanto por sul-americanos, existe um consenso entre os cartolas que o calendário precisa e irá ser modificado. Com uma Eliminatória mais curta, abre opções para uma possível Liga das Nações Mundial.
Copa do mundo 2022
Enquanto os bastidores sobre uma reformulação no calendário é discutida, a Copa do Mundo no Catar vai se aproximando cada vez mais. O torneio que normalmente acontece no meio do ano, vai ocorrer do dia 21 de novembro até 18 de dezembro, devido ao forte calor no país durante os meses de junho e julho.
- GRUPO A: Catar, Equador, Senegal, Holanda
- GRUPO B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos, País de Gales/Escócia/Ucrânia
- GRUPO C: Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia
- GRUPO D: França, Peru/Emirados Árabes/Austrália, Dinamarca, Tunísia
- GRUPO E: Espanha, Costa Rica/Nova Zelândia, Alemanha, Japão
- GRUPO F: Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia
- GRUPO G: Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões
- GRUPO H: Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul