No clube catalão, a contratação do meio-campista do City é considerada praticamente concluída. O Barça garantiu a ele que ele será inscrito e terá um papel como titular. Ilkay Gundogan está muito próximo de assinar com o Barça. Apesar da interferência do Manchester City e do Arsenal, o jogador quer encerrar um ciclo na Premier League e iniciar uma experiência na liga espanhola, tendo dado o OK total à operação.
Um fator determinante foi a garantia do clube blaugrana de um contrato fixo de três anos, mesmo sem nada ainda assinado. Gundogan anunciará seu futuro após a final da Champions League contra o Inter de Milão. O Barça negociou bem com Gundogan durante o mês de fevereiro, aproveitando a falta de acordo com o City para renovar o contrato.
O que pesou na decisão de Gundogan?
Inicialmente, o clube catalão ofereceu dois anos de contrato por causa da sua idade, passando depois a um terceiro opcional, que se tornou fixo para colocar fim às hesitações do jogador. Gundogan ajustou o salário, mas em troca ganhou um contrato de longo prazo que garante o fim da sua carreira profissional no mais alto nível no clube blaugrana.
A participação do técnico Xavi Hernández também foi muito importante nas conversações. Xavi explicou o projeto e seu papel na equipe, convencendo Gundogan a escolher o Barça. Isso não foi nada fácil, já que o Manchester City pressionou até o último momento para renovar e o Arsenal fez uma oferta econômica muito forte.
Qual será o papel de Gundogan no Barça?
Xavi acredita que Gundogan pode ser uma contratação importante porque pode jogar tanto na posição de meia quanto na de volante. Chegando a custo zero, ele é um jogador com rendimento imediato que mostrou estar em um dos melhores momentos de sua carreira.