Quantos títulos Nenê ganhou jogando no Vasco?

O Vasco teve o privilégio de contar com Nenê como um ponto de qualidade técnica. Hoje na história do clube, muito se debate se ele é ídolo ou não, porém sua representatividade e profissionalismo marcou seu nome na história do Vasco.

Sua trajetória no clube já começa com uma “missão” impossível. Em 2015 o time estava com 99% de chances de ser rebaixado, amargando a lanterna do Brasileirão. Estreou diante do Coritiba, no Maracanã, numa derrota por 1 a 0 para o time paranaense.

Menos de um mês depois, em 5 de setembro, o jogador marcou seu primeiro gol pelo clube, na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG. A confirmação do rebaixamento era questão de algumas rodadas. Um início de trabalho nada fácil na carreira de um jogador.

Outros grandes jogadores nessas circunstâncias abandonaram o barco, Nenê com proposta de todos os times da Série A, decidiu ficar e ajudar o Vasco a voltar à elite.

A recompensa, ainda que tardia, chegou com a conquista da Taça Guanabara e o Campeonato Carioca de forma invicta, sendo craque da competição e eliminando seu maior rival, o Flamengo.

Oficialmente, Nenê atuou 199 vezes com a camisa do Vasco. Na contagem do clube, que inclui amistosos, o camisa 10 tem 204 jogos. Nenê foi o quinto jogador a completar 200 jogos pelo Vasco no século 21. Yago Pikachu, Fernando Prass, Martín Silva e Éder Luís são outros que alcançaram a marca.

Em campo era conhecido pelos gols e suas assistencias. Ao todo foram 63 gols jogando pelo cruzmaltino. Se tornou o segundo maior artilheiro do clube no século 21, ficando atrás apenas de Romário, que tem 131 gols.

O “garçon” de São januário, sempre serviu os companheiros com belas jogadas e passes certeiros. Ao todo, foram 50 passes para gols do Vasco. A última assistência, em sua despedida e ultimo jogo pelo clube foi no dia 9 de março, para gol de Pedro Raul contra o Bangu. Já seu ultimo gol, aconteceu na goleada sobre o Trem-AP, pela primeira fase da Copa do Brasil de 2023.

Nas duas passagens pelo Vasco – entre 2015 e 2018 e entre 2021 e 2023 -, Nenê conquistou o título do Campeonato Carioca de 2016. Naquele ano, ele disputou 17 jogos e marcou sete gols. Em 2017, ele foi campeão da Taça Rio com o clube.