Estádio Palestra Itália (Parque Antártica): era no mesmo local do Allianz Parque?
O Palmeiras tem hoje um dos estádios mais modernos do Brasil. Cheio de recursos Padrão FIFA, gramado sintético e comodidades, é referência para muitos clubes que sonham em reformas nas suas casas.
Mas, antes da construção do Allianz Parque, o Palmeiras era conhecido por ter um estádio icônico: o Palestra Itália. Espaço para aproximadamente 27 mil pessoas, o Parque Antártica era o caldeirão palmeirense até 2010 recebendo jogos importantes, como um 8×0 contra seu maior rival Corinthians em 1933; 6×1 contra o Boca Juniors na Libertadores de 1994; e o jogo contra o América de Cali pela competição continental em 1999, onde o clube sagrou-se campeão.
Visando uma melhora de qualidade e adaptação ao mundo moderno, em 2008 o clube decidiu demolir o Palestra Itália para a construção de um novo estádio mais moderno e multiuso: o Allianz Parque, palco do Palmeiras até os dias de hoje.
Allianz Parque: mesmo lugar, mesma mística?
Com a demolição do Parque Antártica, o local do antigo estádio foi utilizado para construir a nova arena do alviverde paulista. Com capacidade para 43.713 pessoas, o Allianz Parque além de receber jogos tem outros eventos importantes, como shows de bandas internacionais. O Palmeiras passou por uma mudança de patamar dentro e fora do clube após atrair patrocinadores com a nova casa, como a Crefisa, principal investidor do clube.
Com a Crefisa desde 2015, o clube conquistou todos títulos expressivos dentro do Brasil e do continente sul-americano, sendo empurrado pela massa palmeirense dentro do Allianz Parque.
Fato é, o estádio mudou e se modernizou. No entanto, o Palmeiras soube continuar a utilizar o mesmo espaço para acomodar mais seus torcedores, manter a mística de títulos que havia conquistado dentro do Palestra Itália, e crescer de prateleira no cenário do futebol mundial.