Quantas vezes o Corinthians jogou em La Bombonera?
O Estádio Alberto J. Armando, mais conhecido como La Bombonera, é um dos mais importantes e temidos templos do futebol sul-americano e mundial. O Corinthians enfrentou o Boca Juniors lá em nove oportunidades, com cinco derrotas, três empates e apenas uma vitória.
Apesar de ter vencido no histórico campo uma única vez, pode-se dizer que os empates lá tiveram gosto de vitória. Por exemplo, na última vez que esteve na Bombonera, o Timão eliminou o Boca nas oitavas de final da Libertadores 2022, após empate em 0 a 0 e vitória por 6 a 5 nos pênaltis. No mesmo ano, os times já haviam se enfrentado lá pela fase de grupos e empataram em 1 a 1.
Porém, o empate mais especial e um dos jogos mais marcantes da história do Corinthians aconteceu em 2012, no jogo de ida da final da Libertadores. Alvinegros perdiam até os 40′ do segundo tempo, quando Romarinho marcou e levou a decisão para o Pacaembu empatada em 1 a 1. No fim, o Timão sagrou-se campeão em casa, vencendo por 2 a 0 com dois gols de Emerson Sheik.
A única vitória do Timão em La Bombonera
A única vez que o Corinthians venceu o Boca Juniors em La Bombonera foi também o primeiro confronto entre os times no estádio. Em 1961, em partida válida pelo Torneio Octagonal Sul-Americano, o Coringão levou a melhor por 4 a 3, com gols de Paulinho (3x) e Zague. Os gols do Boca foram marcados por Paulo Valentin, Loyaza e Rattín.
Apesar do histórico resultado, o Timão não teve sucesso no Torneio de Verão, terminando em quinto lugar de oito participantes. O Flamengo sagrou-se campeão competição, que, além de Corinthians, Boca e Fla, contava com River Plate, São Paulo, Vasco da Gama, Cerro Porteño e Nacional-URU.