Às vésperas da final da Liga Europa, a alta tensão que tem sido sentida em Roma nas últimas semanas também invade Budapeste. Já são muitos os torcedores que chegaram à capital húngara e a maioria dos cerca de vinte mil esperados amanhã na Puskas Arena estará lá até esta noite. Além dos 15.500 que conseguiram adquirir os ingressos disponibilizados pela Roma, deve-se somar pelo menos mais 4-5 mil que garantiram um lugar nas arquibancadas do estádio.
É uma verdadeira migração em massa, com torcedores embarcando em voos com escalas improváveis (de Cagliari a Copenhague, enquanto os mais populares foram Mônaco, Viena, Belgrado e Bratislava); viagens mistas de avião/trem, avião/carro, trem/carro; ousadas travessias inteiras de minivan ou carro (são 1.221 quilômetros, não exatamente uma volta ao redor do Raccordo).
Em Budapeste, também são esperadas muitas personalidades ligadas à Roma, muitas das quais convidadas diretamente pelo clube, que disponibilizou um voo charter saindo de Fiumicino pela manhã. Entre eles, Francesco Totti com seu filho Cristian e sua nova companheira Noemi, a ex-presidente Rosella Sensi e ex-jogadores que permaneceram profundamente ligados à Roma, como Candela, Rizzitelli, Cassetti e Perrotta. Além disso, Valerio Mastandrea, Edoardo Leo, Antonello Venditti, Damiano dos Maneskin, Noemi e Blanco, todos declaradamente torcedores.
O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e o presidente do CONI, Giovanni Malagò, também estarão presentes amanhã à noite. Malagò, aliás, organizou pessoalmente uma viagem com voo para 140 amigos para “conquistar” Budapeste. Também estarão presentes o ministro do Esporte e dos Jovens, Andrea Abodi, e o presidente da FIGC, Gabriele Gravina.
Enquanto aguardam o jogo, os torcedores poderão aproveitar as fan zones organizadas pela UEFA, dispostas em lados opostos da Puskas Arena. Os torcedores da Roma estarão no City Park, enquanto os do Sevilla estarão no Kincsem Park.
Certamente muitos irão para a praça central dos Heróis (Hosok Tere), onde está programado o Fan Festival, com música ao vivo, estandes, campos de futebol de 5 e até mesmo um troféu da Liga Europa em tamanho grande. E esta noite, o Roma Club Hungria marcou um encontro para todos no bar Habakuk, para encontrar juntos a melhor maneira de suportar a espera.
Mas os preparativos também estão a todo vapor em Roma. O coração da cidade será novamente o Estádio Olímpico, prestes a registrar mais um esgotamento de ingressos desta vez apenas pelos telões que transmitirão a final, assim como ocorreu no ano passado para a Conference League. Já foram vendidos mais de 53 mil ingressos (14 euros para os assinantes, 20 euros para os demais), contra 40 mil na vitória contra o Feyenoord.
Serão seis telões, dois em cada tribuna (Monte Mario e Tevere) e um em frente a cada curva. A prefeitura, o departamento de esportes e saúde estão preparados para qualquer cenário possível após o jogo (invasão de campo, festas e comemorações pela cidade, especialmente nos pontos de encontro tradicionais no centro). No entanto, os torcedores preferem não pensar em tudo isso…