O atacante Pepê, ex-Grêmio, foi um dos destaques do Campeonato Português na atual temporada. Atuando pelo vice-campeão Porto, o atleta de 26 anos anotou dez assistências e cinco gols em 2022/23. Nesta segunda-feira (29), o jogador tirou a sua cidadania italiana, e passou a despertar interesse da seleção Azzurra.
Nas últimas partidas do Campeonato Português, Pepê foi acompanhado pelo técnico Mancini, chamando a atenção por conta de sua versatilidade. Além de atuar como ponta, o atleta também já foi escalado como lateral no Porto.
Por conta da falta de “atenção” da Seleção Brasileira, a tendência é que Pepê acabe optando por defender a Itália internacionalmente. Em 2022, ele já havia sido alvo da seleção do Paraguai, mas não avançou no convite.
Além da “mudança” de seleção, Pepê também deve ser um dos nomes que irá agitar o mercado de transferências do meio do ano. O jogador de 26 anos já foi especulado em clubes como Chelsea e Arsenal no fim de 2022, e também recebeu sondagens de equipes espanholas e francesas.
A multa rescisória de Pepê no Porto é de 75 milhões de euros (R$ 418 milhões na cotação atual). E segundo o estafe do atleta, equipes já ofereceram cerca de 50 milhões de euros (R$ 278 milhões) por sua contratação.
Uma possível saída do Porto é algo que anima bastante o Grêmio, clube que revelou Pepê. O Tricolor Gaúcho ainda pode lucrar com o jogador, pois tem direito a 12,5% da chamada mais “mais-valia” – a diferença entre o valor pago pelo Porto quando comprou o jogador do clube gaúcho e o valor de uma nova negociação.