Ronaldo dono do Cruzeiro: como o Fenômeno comprou o time

Uma das maiores notícias do futebol brasileiro no ano de 2022 foi a compra de um clube mineiro por um dos maiores jogadores da história do País. Já sabe de quem estou falando não é? Ronaldo dono do Cruzeiro fez com que o mercado do futebol nacional virasse de cabeça para baixo.

Isso porque a compra do clube pelo ex-jogador da seleção brasileira foi um tanto quanto inusitada, já que o clube tinha dívidas que chegavam a 1 bilhão de reais, além de, na época, estar disputado a série B do Campeonato Brasileiro. 

Além disso, outro motivo que fez com que todos ficassem surpresos com a notícia Ronaldo dono do Cruzeiro é por conta de seu outro clube, o Real Valladolid, da Espanha. O ex-jogador e empresário comprou o clube espanhol em 2018, e já viveu altos e baixos como cabeça do clube.

Quando a frase “Ronaldo dono do Cruzeiro” começou a se espalhar pelos jornais ao redor do Brasil, todos imaginaram que o futebol da Celeste viveria dias melhores. A compra de “Fenômeno” foi de 90% da SAF do clube pelo valor de 400 milhões de reais, haja dinheiro! 

Após o rebaixamento para a série B na temporada de 2019, e a não conquista do acesso à elite nos dois anos seguintes fizeram com que o torcedor da Raposa perdesse todas as esperanças. Porém, após a troca da gestão, os ânimos da torcida começaram a voltar. 

Investimento tímido de Ronaldo dono do Cruzeiro

O começo de Ronaldo dono do Cruzeiro não foi da maneira que os torcedores imaginavam, as expectativas eram de que o empresário injetasse uma grande quantia nos cofres do clube logo no início da temporada de 2022. No entanto, o ex-jogador investiu somente 23 milhões de reais dos 400 milhões prometidos. 

Para piorar ainda mais, esse valor não chegou sequer aos cofres da Raposa, já que esse dinheiro foi utilizado para pagar algumas dívidas que causaram o transfer ban do clube. 

Essa decisão irritou os torcedores que se sentiram traídos logo no começo da nova gestão. Porém, com o passar do tempo, Ronaldo mostrou que tinha um plano e foi investindo cada vez mais com o passar da temporada.

O planejamento de Ronaldo fez com que o time do Cruzeiro tivesse uma melhora abrupta, se tornando o melhor time da série B do Campeonato Brasileiro. Além de tornar o time apto a competir com clubes da elite nacional. 

A primeira temporada da nova gestão

A notícia Ronaldo dono do Cruzeiro trouxe com sigo qual era a primeira missão de seu novo proprietário: retornar a elite do Campeonato Brasileiro, missão essa que parecia difícil baseada nas últimas temporadas da Raposa. 

Logo após sua chegada, a Raposa começou a sentir a influência de seu novo dono nos primeiros meses. Essa afirmação fica evidente quando visto o retrospecto do clube na série B e na Copa do Brasil

Pela segunda divisão nacional, o Cruzeiro emplacou uma temporada muito sólida, garantindo não somente o retorno para a elite, mas também o título de campeão da segunda divisão nacional.

Além do título e acesso, o Cruzeiro foi bem na disputa pela Copa do Brasil. Na temporada de 2022, a Raposa chegou até as oitavas de final do torneio, sendo o único representante da segunda divisão no campeonato. 

Sua campanha no torneio poderia ter continuado se não fosse o embate contra o Fluminense. No jogo da ida, em Belo Horizonte, o Fluminense atropelou a Celeste pelo placar de 3 a 0. No retorno, no Rio de Janeiro, um placar mais próximo, 2 a 1 para o time carioca e eliminação do Cruzeiro.

Apesar da derrota, a boa campanha do time na competição foi considerada como um dos pontos positivos na temporada de 2022, e serviu como base para a sequência dos investimentos de Ronaldo dono do Cruzeiro. 

Retorno a elite e expectativas

A temporada de 2023 vai ficar marcada na história do Cruzeiro como o ano em que a Raposa retornou a elite nacional. No entanto, o jogo de estreia não deve ser tão memorável, uma derrota pelo placar de 2 a 1 diante do Corinthians, em má fase, na Neo Química Arena. 

Até o momento, sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro vem jogando bem e ocupa a quinta colocação na tabela, à frente de grandes clubes como São Paulo, Flamengo e Corinthians. 

Pela Copa do Brasil, o Cruzeiro já disputou o jogo de ida das oitavas de final, quando enfrentou o Grêmio em Porto Alegre, a partida terminou com o placar de 1 a 1, levando assim a decisão para Belo Horizonte. 

A expectativa dos torcedores é de que a Raposa consiga a classificação em casa e avance na competição. Sobre o Campeonato Brasileiro, o torcedor celeste tem consciência de que o time acabou de retornar a elite e de que Ronaldo dono do Cruzeiro está trabalhando para evoluir ainda mais, por tanto a permanência na elite já seria de bom tamanho.