O técnico do Manchester United, Erik ten Hag, afirmou que sua equipe alcançou seu “principal objetivo” nesta temporada ao garantir a classificação para a Liga dos Campeões, depois de golear o Chelsea por 4 a 1 no Old Trafford na noite de quinta-feira.
O United garantiu a vaga no top quatro em seu penúltimo jogo da temporada, depois que Casemiro abriu o placar com uma cobrança de falta logo aos seis minutos. Gols de Anthony Martial, Bruno Fernandes de pênalti e Marcus Rashford seguiram, e embora João Félix tenha descontado para o Chelsea com um belo gol que enganou David De Gea, os Blues não conseguiram ameaçar a equipe da casa.
As perspectivas europeias da equipe de Ten Hag foram ameaçadas nas últimas semanas pelo surgimento tardio do Liverpool, mas após empate em 1 a 1 em Anfield contra o Aston Villa, a vitória do United eliminou seus antigos rivais da disputa.
Com a conquista da Copa da Liga Carabao e uma final da Copa da Inglaterra ainda por disputar, Ten Hag afirmou que o feito representa o auge da temporada. Em entrevista à Sky Sports após o apito final, Ten Hag disse: “Este clube pertence à Liga dos Campeões. Não é fácil na Premier League, muitos competem por isso. É enorme quando você consegue”.
Mais tarde, ele compartilhou que suas próprias “altas expectativas” foram atendidas por seus jogadores, que podem terminar em terceiro lugar na última rodada da temporada. “Eu sempre tenho expectativas altas em relação a mim mesmo e acho que este clube pertence à Liga dos Campeões, então você tem que se classificar entre os quatro primeiros”, refletiu Ten Hag.
“Mas esta liga é muito forte, e há muitas equipes, muitos clubes, que estão competindo pela posição e todos podem conseguir, porque têm orçamentos altos e elencos bons. Vemos o Chelsea, eles têm um elenco enorme e jogadores excepcionais. Então, estamos felizes por estarmos entre os quatro primeiros. Acredito que fizemos uma boa temporada na Premier League. Diria que uma temporada muito boa”.
Ten Hag concordou com a crença do lendário técnico do Arsenal, Arsène Wenger, de que terminar no top quatro é equivalente a ganhar um troféu, acrescentando: “Ah, acho que na Premier League, sim, é algo assim. Isso é, eu acredito, o objetivo principal da temporada, estar na Liga dos Campeões. Portanto, você precisa estar entre os quatro primeiros e, como eu disse, a competição é acirrada. São muitas equipes com elencos realmente bons, bons treinadores, então quando você está lá, está fazendo um bom trabalho e sua equipe está jogando bem e se apresentando bem. Acredito que este seja o máximo para o momento, mas queremos mais”.
A noite não foi sem suas nuvens negras: depois de ser retirado do campo em uma maca visivelmente machucado, paira uma dúvida se Ten Hag poderá contar com seu ponta Antony quando a equipe enfrentar o Manchester City em Wembley.
O treinador holandês, que trabalhou com o jogador no Ajax antes de trazê-lo para o Old Trafford no verão passado, confirmou apenas que foi uma lesão “grave”. A perda de um jogador que tem sido crucial para a campanha de Ten Hag pode ter voltado a atenção do treinador para a próxima janela de transferências.
Embora a questão de quem será o dono do United durante a janela ainda esteja cercada de incertezas, Ten Hag deixou claro que não terá dificuldade em buscar contratações que ele acredita serem essenciais para dar continuidade ao sucesso desta temporada. “Você tem que ver como sai da janela de transferências”, acrescentou Ten Hag. “Mas se eu olhar agora, acho que precisamos de mais, então não tenho tanta paciência. E isso é um dos meus erros”.
O Mail Sport revelou ontem que o clube entrou na corrida pela contratação do capitão do West Ham, Declan Rice, na tentativa de reforçar seu meio-campo. O United também é considerado um dos favoritos para contratar Mason Mount, do Chelsea, que ainda não chegou a um acordo com seu clube sobre um novo contrato prometido.
Liverpool e Arsenal também estão acompanhando as negociações de perto.