O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou nesta quinta-feira (25) a data do julgamento de oito jogadores envolvidos no esquema de manipulação de apostas. Eles são investigados pela “Operação Penalidade Máxima”.
O julgamento dos atletas está marcado para a próxima quinta-feira, 1º de junho, às 11h (horário de Brasília). Punições podem variar de suspensão até banimento.
Julgamento dos atletas
Os atletas que serão julgados pelo STJD são: Moraes (Aparecidense-GO), Gabriel Tota (Ypiranga-RS), Paulo Miranda (sem clube), Eduardo Bauermann (Santos), Igor Cariús (Sport), Fernando Neto (São Bernardo), Matheus Gomes (sem clube) e Kevin Lomónaco (Bragantino).
Vale ressaltar que este julgamento é somente com relação à justiça desportiva. A Procuradoria enquadrou os oito jogadores em diferentes artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), de acordo com as provas coletadas nas investigações.
As punições para Moraes, Eduardo Bauermann, Paulo Miranda, Kévin Lomónaco, Fernando Neto e Igor Cariús podem variar de suspensão até 720 dias; suspensão de 6 a 12 jogos e multa que pode chegar até R$ 300 mil.
Já as punições para Gabriel Tota e Matheus Gomes, além das mencionadas acima, incluem multa que pode atingir R$ 500 mil e banimento das atividades ligadas ao futebol nacional. O STJD suspendeu todos os jogadores que vão ser julgados na quinta-feira.
Por fim, Kevin Lomónaco e Moraes fizeram um acordo com o Ministério Público para se tornarem testemunhas do processo fora do âmbito esportivo.