A Seleção da Argentina irá realizar um amistoso contra a Indonésia no dia 19 de junho, próxima Data Fifa. O embate fará parte de uma turnê asiática realizada pela atual campeã mundial. Além da Indonésia, também está previsto um jogo contra a Austrália, em Pequim.
A Argentina estudava marcar o amistoso desde que substituiu a Indonésia como país sede do Mundial Sub-20. O país da Ásia foi excluído como anfitrião pela Fifa por conta de propostos de origem muçulmana à participação de Israel na competição.
Além disso, o amistoso também terá como objetivo ajudar o futebol local. Há oito meses, uma tragédia vitimou 125 pessoas e deixou cerca de 320 feridas em um estádio da Indonésia, por conta de um tumulto de uma multidão que tentou invadir o jogo entre Arema FC e Persebaya Surabaya.
Erick Thohir, chefe da associação indonésia de futebol (PSSI) e ex-proprietário do Inter de Milão, afirmou que conta com a presença de Lionel Messi no amistoso. “Acredito que a Argentina trará seu melhor time”, afirmou.
Um dos responsáveis por facilitar o encontro entre as duas equipes foi o ex-zagueiro argentino Javier Zanetti, que é próximo de Erick. O chefe da associação indonésia afirma que o motivo da visita não não teve nada a ver com a Argentina substituir o país como anfitrião do torneio juvenil.
A última vez que Argentina e Indonésia se enfrentaram foi justamente no Mundial Sub-20, no Japão, em 1979, partida em que jogou Diego Maradona. A Indonésia perdeu por 5 a 0.