Fundo de Investimentos Públicos da Arábia Saudita (PIF), dono do Newcastle, tem como projeto adquirir um maior número de clubes mundo afora. Nos planos do grupo do Oriente Médio estão as aquisições de clubes europeus, os quais já teriam os nomes definidos: Inter de Milão e Olympique de Marseille. Contudo, no ambicioso plano dos árabes, inclui um time brasileiro.
As informações são do jornal italiano “Líbero Quotidiano”, as quais apontam que, embora o PIF já tenha definido os nomes dos alvos do grupo na Europa, o nome do time brasileiro ainda não estaria definido, por ora.
Segundo o veículo, ainda não foi estabelecido uma previsão sobre quando as tratativas do PIF para adquiri a Internazionale terão o pontapé inicial. No entanto, a publicação destaca que a Inter de Milão será a primeira equipe a receber a oferta. E a empresa chinesa Suning, que tem o controle do clube, estaria disposta a vender o conjunto italiano.
A Inter de Milão passa por problemas financeiros
Vale lembrar que, na última janela de transferências, a Internazionale vendeu os jogadores Romelu Lukaku, Achraf Hakimi e dispensou o técnico Antonio Conte, justamente com a alegação do clube estar enfrentando problemas financeiros.
Enquanto por outro lado, o Newcastle, que já pertence ao grupo, está disposto a abrir os cofres para investir 205 milhões de libras (R$ 1,5 bilhão) na próxima janela de transferências para reforçar o elenco da equipe da Premier League, que retorna à Champions League na próxima temporada após 20 anos.
Caso o PIF efetue mesmo a compra de algum clube brasileiro, seria mais uma companhia estrangeira dono de SAF de clubes no Brasil, que conta com a 777 Partners (dona da SAF do Vasco), Grupo City (Bahia) e com o empresário estadunidense, John Textor (SAF do Botafogo).