Jules Koundé tem jogado praticamente toda a temporada como lateral direito. Embora tenha sido contratado como zagueiro, o francês teve que atuar na lateral devido à falta de opções da equipe nessa posição. Héctor Bellerín não rendeu no nível desejado e deixou o clube em janeiro passado, enquanto Sergi Roberto é um jogador adaptado e desempenha bem no aspecto ofensivo, mas não tanto na defesa.
A ideia do Barcelona era não contratar um lateral direito para a próxima temporada. Foi o que Xavi mesmo afirmou há alguns dias. “Não é uma contratação prioritária”, declarou em coletiva de imprensa. No entanto, a situação pode mudar agora. Koundé não gosta de jogar na lateral e expressou isso ao treinador. Ele deseja jogar em sua posição natural, que é no centro da defesa.
No entanto, no planejamento da equipe, a ideia do treinador era manter Koundé na lateral, com Sergi Roberto e eventualmente Julián Araujo, que está na equipe B, e poderia fazer parte tanto do Barcelona B quanto da equipe principal, na próxima temporada. Enquanto no centro da defesa estariam Ronald Araujo, Christensen, Eric García e provavelmente a chegada de Íñigo Martínez.
Isso não agrada Koundé, pois ele tem clareza de que, se for assim, jogará como lateral na próxima temporada. Resta saber o que Xavi fará, pois ele tem um verdadeiro dilema nas mãos. E a saída do francês não pode ser descartada. Algumas fontes indicam que ele teria solicitado sua saída, mas esse ponto não foi confirmado por este veículo. O que está claro é seu descontentamento em jogar nessa posição.
Agora dependerá do que Koundé fizer. Se surgir uma boa oferta, o Barcelona poderia considerar a venda do jogador, mas não podemos esquecer que há uma quantia significativa a ser amortizada. O Barcelona pagou 50 milhões ao Sevilla por sua contratação, restando 40 milhões a serem amortizados, uma vez que ele assinou por cinco anos e só completou um.
Um valor muito importante, embora o Transfermarkt avalie seu valor de mercado em 60 milhões. Segundo o jornalista @tjuanmarti, o Barcelona teria avaliado Koundé em 80 milhões.
Se assim for, o Barcelona terá que mudar de planos e buscar um lateral direito, algo que não estava previsto, pois antes de reforçar essa posição, o clube havia pensado em trazer Messi, Íñigo Martínez, Gundogan e um volante defensivo para cobrir a saída de Busquets.