O Newcastle dos brasileiros Bruno Guimarães e Joelinton consegue a classificação para a Champions League 2023/2024. A equipe não pode mais ser alcançada pelo Liverpool na Premier League e retorna à competição da Uefa após ausência que durou 20 anos. A equipe carimbou o passaporte para o principal torneio da Europa faltando uma rodada para a conclusão do Campeonato Inglês 2022/23.
Na última segunda-feira (22), o Newcastle empatou em 0 a 0 com o Leicester, no St. James’ Park, pela 37ª rodada do Inglês. O resultado foi o suficiente para garantir a equipe na Champions da próxima temporada europeia.
O Newcastle se tornou um dos clubes mais endinheirados do mundo após ser adquirido, em 7 de setembro de 2021, por 300 milhões de libras pelo consórcio formado pela PCP Capital Partners e RB Sports & Media, liderado pelo Public Investment Fund, fundo estatal administrado pelo governo da Arábia Saudita.
Volta do Newcastle, “novo rico” da Europa, à Champions depois de 20 anos
Pela quarta vez em 131 anos de história, o Newcastle assegura uma vaga na principal competição continental de clubes do futebol europeu. Vale destacar que essa é apenas a terceira oportunidade que a equipe do norte da Inglaterra ingressa no torneio da Uefa na era Champions League.
A volta de Newcastle à disputa da Liga dos Campeões acontece depois de 20 anos. A última vez que se classificou para o certame foi em 2003/04.
Na época, a equipe contava com vários jogadores renomados, como o goleiro Shay Given, os meias Gary Speed e Hugo Viana, além do centroavante Alan Shearer, que é maior artilheiro da história da Premier League, com 283 gols. No entanto, o Newcastle caiu ainda na fase de playoffs da Champions, sendo eliminado na disputa por pênaltis contra o Partizan Belgrado.