Craque e grande promessa da base de Santos, ao lado de Neymar e Gabigol, Jean Chera tenta retomar sua carreira no futebol após seis anos parado. A última partida disputada profissionalmente pelo atleta aconteceu em 2017, pelo Sinop. Chera foi de fenômeno a um jogador que não conseguiu se firmar no futebol após ser convencido pelo pai a trocar o peixe pelo Genoa, da Itália. Mas agora tem uma nova chance na Copa Paulista, pelo EC São Bernardo.
Aos 16 anos de idade, convencido pelo pai Celso, Chera não renovou com o Santos e decidiu se aventurar na Europa, mais precisamente no futebol italiano. No entanto, o atleta não conseguiu o visto no país do Velho Continente e teve que retornar ao Brasil.
Já de volta ao seu país natal, Chera foi jogar no Flamengo, mas não conseguiu se firmar no sub-17 da equipe carioca. E mais uma vez a atuação do pai, como seu empresário, foi criticada. O promessa deixou o Rubro-Negro com a alegação de ter salários atrasados.
Além de Flamengo, Chera passou ainda por Athletico, Cruzeiro, Oeste, Paniliakos (Grécia) e Cuiabá, mas não conseguiu engatar sua carreira. E em 2016 ele retornou à Vila Belmiro para ganhar um salário mínimo no time B do Santos.
E mais uma vez viu suas expectativas serem frustradas, ao não conseguir se firmar, e foi para a Portuguesa Santista. Em seguida largou a carreira de jogador de futebol, tendo o Sinop como seu último clube.
Novo recomeço
Fenômeno da base do Peixe, Jean Chera era, ao lado de Neymar e Gabigol, a maior promessa da Vila Belmiro, mas isso não se confirmou. Todavia, aos 28 anos de idade, ele tenta se firmar de vez no futebol.
Chera vai jogar a Copa Paulista pelo EC São Bernardo. O meia-atacante foi apresentado na nova equipe nesta segunda-feira (22).
Antes do anúncio de seu retorno aos gramados como jogador profissional, Chera se aventurou como atleta e professor de futevôlei. Além disso, chegou a disputar campeonatos de Fifa, e para retomar a carreira teve que passar por processo de recondicionamento.