Dida é um dos maiores goleiros da história do futebol. O brasileiro se consagrou como uma verdadeira lenda do Milan, e acumula idolatria em diversos clubes do futebol nacional. Aposentado dos gramados desde 2015, Dida voltou a trabalhar para o clube rossonero, mas desta vez, como treinador de goleiros da equipe italiana.
Como goleiro, o brasileiro conquistou sete títulos pelo Milan, entre eles duas Champions League e um Mundial de Clubes. No total, ele disputou 302 partidas pelo time rossonero. Dida foi contratado inicialmente para ser o treinador de goleiros da equipe sub-17, em 2019.
Depois, foi promovido à equipe principal. Rapidamente, Dida se tornou um preparador de referência no futebol italiano. Muitos consideram ele como o responsável pela ascensão de Gianluigi Donnarumma, assim como pela excelente boa fase de Mike Maignan, atual arqueiro titular do Milan.
Goleiro reserva do time rossonero na última temporada, Antonio Mirante elogiou o trabalho de Dida. “O Dida foi um goleiro excepcional, ainda não o conheço como treinador, mas a minha filosofia é melhorar sempre. Chego em campo com a consciência de que todos os dias coloco um tijolo na minha experiência e qualidade e o Dida pode me dar muita”, afirmou o arqueiro em entrevista no ano de 2021.
Além de ser ídolo do Milan, Dida também foi um dos grandes goleiros da Seleção Brasileira. Ele esteve no elenco campeão do mundo em 2002, e foi titular da Amarelinha na Copa de 2006. No total, ele possui 92 convocações para a Amarelinha em sua carreira.