O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) emitiu um comunicado confirmando a abertura de seis inquéritos envolvendo Sporting, Benfica e FC Porto no âmbito da operação ‘Penálti’. Após as buscas realizadas na semana passada, pelo menos 120 indivíduos foram constituídos como arguidos.
As suspeitas envolvem a prática de crimes de fraude fiscal qualificada, fraude contra a segurança social e branqueamento de capitais, relacionados com a celebração ou renovação de contratos de trabalho desportivo entre 2014 e 2022, com valores que podem ultrapassar os 228 milhões de euros.
De acordo com o comunicado emitido pelo DCIAP, existem atualmente seis inquéritos em curso no departamento, sendo dois relacionados com cada um dos clubes: Sporting CP, SL Benfica e FC Porto. O valor total dos negócios em investigação ainda não pode ser divulgado, mas certamente ultrapassará os 228 milhões de euros.
Até o momento, aproximadamente 120 indivíduos foram constituídos como arguidos nos seis inquéritos. Além disso, estão em andamento mais dois inquéritos envolvendo clubes distintos, porém de menor dimensão.
As investigações estão em curso sob sigilo de justiça, sob a supervisão do DCIAP e da Unidade dos Grandes Contribuintes da Autoridade Tributária e Aduaneira, em estreita colaboração com a Direção de Serviços de Investigação de Fraude e de Ações Especiais da Autoridade Tributária e Aduaneira, bem como com a Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana.