Quantas vezes Vinicius Jr já foi vitima de injúria racial na Espanha?

Vinicius Jr foi vítima de insultos racistas no duelo Valencia x Real Madrid pelo Campeonato Espanhol no último domingo (21), e o caso, porém, não é isolado. Segundo levantamento feito pelo jornal As, da Espanha, o brasileiro já sofreu ao menos 10 ataques de racismo, e todas as denúncias se encontram arquivadas ou em curso, e em nenhum dos casos houve algum tipo de punição.

Confira todos as vezes que Vinicius Jr foi vítima de racismo na Espanha

Em 24 de outubro de 2021, no duelo Barcelona x Real Madrid, os torcedores da equipe catalã chamaram o brasileiro de “macaco” nas arquibancadas do Camp Nou. La Liga chegou a apresentar uma denúncia à Fiscalía de Odio de Barcelona, mas o caso foi arquivado após as autoridades locais não conseguirem identificar os racistas.

Em de março de 2022, Vinicius Jr ouviu insultos racistas desde que chegou ao estádio do Mallorca, adversário do Real Madrid na ocasião.

Mais uma vez a La Liga apresentou uma denúncia e ela foi arquivada logo em seguida, com a seguinte justificativa: “a expressão e os sons proferidos, indiscutivelmente característicos de atitudes profanas e desprezíveis, ao mesmo tempo vexatórias e absolutamente rejeitáveis, não parecem inicialmente abarcar, para o presente caso [sons de macaco], a dimensão penal pública que se postula”.

Outra justificativa foi dada para arquivar uma denúncia por conta ataques racistas a Vinicius Jr em 18 de setembro de 2022, no duelo Atlético de Madrid x Real Madrid: “a expressão e os sons proferidos, indiscutivelmente característicos de atitudes profanas e desprezíveis, ao mesmo tempo vexatórias e absolutamente rejeitáveis, não parecem inicialmente abarcar, para o presente caso [sons de macaco], a dimensão penal pública que se postula”.

Os demais casos ocorreram em 30 de dezembro de 2022, no duelo Valladolid x Real Madrid e na prévia do jogo dos merengues diante do Atlético de Madrid, pela Copa do Rei, em 26 de janeiro de 2023. Além das partidas diante do Mallorca e Osasuna, em 5 de fevereiro de 2023 e 18 de fevereiro de 2023, respectivamente.

E mais outros dois casos aconteceram neste ano: Bétis x Real Madrid, em 5 de março de 2023, e Barcelona x Real Madrid, em 19 de março de 2023.