A Rede Globo optou por não exibir na TV aberta o clássico FlaFlu pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A partida teve exibição no SporTV e no Premiere.
Essa decisão faz parte da estratégia da emissora para distribuir as partidas entre as plataformas que possuem os direitos de transmissão do torneio. Globo, SporTV, Premiere e Amazon Prime são as plataformas disponíveis.
Dinâmica de transmissão da Copa do Brasil
Nos jogos de ida das oitavas de final, sete das oito partidas foram realizadas na quarta-feira, enquanto apenas o FlaFlu aconteceu na terça. Isso foi um movimento solicitado pelo Globo para atender aos interesses comerciais.
A emissora colocou o clássico apenas na TV fechada para justificar a assinatura do público, mantendo o canal em alta. A partida teve a 2ª maior audiência da história da TV paga, com pico de dez milhões de espectadores. Isso também justifica os investimentos dos patrocinadores.
Entretanto, Globo e Amazon gostariam de ter espalhado as partidas da quarta-feira. As plataformas tinham a intenção de colocar Grêmio x Cruzeiro na quinta-feira, que teve transmissão exclusiva da Amazon.
Isso não foi possível pois a federação de futebol do Rio Grande do Sul pressionou a Amazon para que Internacional e Grêmio tivessem o mesmo tempo de descanso para o Grenal deste domingo (21).
A cada fase eliminatória, Globo e Amazon se reúnem para negociar quais partidas serão exibidas por cada plataforma, a fim de atender aos interesses de todas as partes. A intenção é colocar o jogo que chame mais atenção e audiência na TV aberta, assim como Corinthians x Atlético Mineiro.
Do lado da Amazon, a prioridade é colocar um jogo relevante com exclusividade na plataforma. Na edição do ano passado, o clássico entre Palmeiras e São Paulo teve transmissão exclusiva da plataforma.