Vivendo uma nova era em sua história, o Cruzeiro busca voltar a disputar títulos nacionais e internacionais nos próximos anos. Após a venda da SAF do clube para Ronaldo, o time mineiro busca sanar suas dívidas e se reerguer como um dos gigantes do futebol brasileiro. Porém, a tendência é que a Raposa encontre dificuldades maiores no futuro para conquistar um troféu que ainda falta na galeria do clube: o Mundial da FIFA.
Isso porque, a partir de 2025, a Federação irá implementar um novo formato à competição intercontinental, que deixará a vida dos clubes brasileiros ainda mais difícil no torneio. O Mundial será ampliado e terá a sua primeira disputa com 32 times, em modelo similar ao da Copa do Mundo. A tendência é que mais equipes de peso das ligas europeias participem, independente da conquista da Champions League.
Entrentanto, existe uma forma do Cruzeiro ainda conseguir um Mundial, ainda que pouco provável. Em 1970, o Cruzeiro conquistou o título da Pequena Taça do Mundo, ao vencer o Porto na final, em torneio realizado na Venezuela. A FIFA não reconhece a competição como um torneio mundial, mas o Botafogo, que já foi campeão da Pequena Taça do Mundo, entrou com um recurso na federação para que as taças fossem reconhecidas como tal.
No entanto, a tendência é que o time celeste não faça qualquer tipo de movimentação em relação ao título. Vale destacar que, no site oficial, o Cruzeiro sequer faz menção ao título e não possui nenhum material de destaque sobre a conquista em cima do Porto, na década de 1970.