Ex-capitão da Inglaterra vai defender a seleção do Paquistão

O ex-capitão da seleção sub-20 da Inglaterra, Easah Suliman, está prestes a fazer sua estreia internacional pelo Paquistão no próximo Campeonato da Federação Sul-Asiática de Futebol (SAFF), diante da Índia. O zagueiro central do Vitoria recebeu a sua primeira convocação do técnico Shahzad Anwar para o torneio com oito equipes depois de obter autorização da FIFA para representar o Paquistão.

O Paquistão enfrentará a seleção anfitriã, Índia, na abertura do campeonato em Bengaluru, e depois jogará contra Kuwait e Nepal. A última vez que o Paquistão enfrentou a Índia foi em 2018, sendo derrotados por 3 a 1. Nascido em Birmingham, Suliman foi formado nas categorias de base do Aston Villa, profissionalizando-se no clube aos 17 anos, antes de ser emprestado ao Grimsby, Cheltenham Town e ao time holandês Emmen. O jogador estreou pelo Villa em uma partida da Copa da Liga contra o Wigan sob o comando do então técnico Steve Bruce, antes de se transferir definitivamente para o Vitoria, de Portugal, em 2020 por uma quantia não revelada.

Quem é Easah Suliman e como foi sua trajetória até chegar à seleção do Paquistão?

Aos 25 anos, o zagueiro central atualmente está emprestado ao Vilafranquense e tem sido titular nos últimos 12 jogos pela equipe. Suliman já foi convocado para as categorias de base da seleção inglesa, tendo sua última participação no time sub-20. Conhecido por ser o primeiro britânico-paquistanês a capitão de uma seleção inglesa, o jogador atuou em todos os jogos da campanha da Inglaterra no Mundial sub-17 de 2015, realizado no Chile.

150717MB2668

Dois anos depois, ajudou a Inglaterra a se sagrar campeã europeia sub-19 ao marcar um gol de cabeça na vitória por 2 a 1 sobre Portugal na final da competição. Suliman estava na mesma equipe que contava com nomes como Aaron Ramsdale, goleiro do Arsenal, e Ryan Sessegnon, do Tottenham. O meia do Chelsea, Mason Mount, foi premiado como o melhor jogador do torneio.

Qual o futuro de Suliman após essa estreia pelo Paquistão?

O jogador abriu portas para o mercado asiático e sua consolidação no time do Paquistão pode atrair ofertas de equipes daquela região. Dessa forma, ele deve ter mais oportunidades de jogar e se destacar no cenário internacional. Além disso, Suliman demonstra orgulho em representar o Paquistão, um grande passo em sua carreira.

O Paquistão volta ao Campeonato da SAFF após não participar do torneio de 2021 devido a uma suspensão da FIFA por interferência de terceiros. A seleção feminina do país retornou ao cenário internacional no último Campeonato Feminino da SAFF, realizado no Nepal.