A história sobre a demissão de Mauro Naves da Rede Globo ganhou uma atualização nesta terça-feira (16). Segundo fontes da emissora, o jornalista teria sido demitido pelo fato de tentar intermediar um acordo entre Neymar e o advogado de Najila Trindade, que acusou o jogador de estupro.
Mauro teria “abafado” a denúncia de estupro, antes do site UOL revelar as informações — dar o “furo” de reportagem. Essa versão não foi totalmente exposta por Willian Bonner no Jornal Nacional.
Demissão de Mauro Naves
No Jornal Nacional, o apresentador divulgou que Mauro foi afastado da emissora após ter fornecido o número de telefone do pai de Neymar para o advogado José Edgard Bueno, que é amigo do jornalista. A Globo entendeu que “Mauro contrariou a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas”.
Nos bastidores da Globo, o afastamento foi visto como uma atitude muito radical. Jornalista não gostaram da atitude da empresa, tendo em vista que é natural na profissão fornecer um contato em troca de “algo maior”.
Entretanto, o advogado de Najila teria pedido para Mauro intermediar um acordo entre ele e o pai de Neymar sobre a acusação de estupro.
Outro fator que pesou para a demissão foi que Mauro não informou seu envolvimento no caso para seus superiores e não passou informações para ajudar na cobertura. O jornalista só se manifestou após Neymar Pai denunciá-lo.
Em resumo, a cúpula do jornalismo da Rede Globo tem a convicção de que Mauro sabia, em primeira mão, a acusação de estupro contra Neymar e não quis informar de imediato. Isso foi uma falha inadmissível, de acordo com avaliação interna.