O Ypiranga-RS anunciou a rescisão do contrato de empréstimo com o meia Gabriel Tota nesta segunda-feira (15). Jogador é um dos investigados pela “Operação Penalidade Máxima 2”, suspeito de entrar em esquemas de manipulação de resultados.
O jogador de 21 anos retornou ao Juventude. Tota tornou-se réu do caso.
Situação de Gabriel Tota
Segundo informações do Ministério Público de Goiás, que encabeça a Operação, o jogador é acusado de envolvimento em esquemas de manipulação de resultados com apostadores quando atuava pelo Juventude.
Em 2022, Tota teria participado de esquemas para manipular resultados de partidas das séries A e B em troca de dinheiro dos apostadores. Provas apontam que ele recebeu R$ 70 mil de um apostador para tentar fechar acordos com outros atletas.
O jogador chegou ao Ypiranga neste ano, por empréstimo junto ao Juventude. Ele atuou apenas dois pelo clube — Botafogo na Copa do Brasil e América-RN na série C — quando foi deflagrado o caso.
A equipe do Rio Grande do Sul, a princípio, não iria tomar nenhuma atitude sobre a situação, mas a diretoria reavaliou o caso e resolveu encerrar o vínculo de empréstimo. Tanto Juventude como o jogador concordaram com a decisão.
Confira o comunicado oficial do clube: