O Vitória alcança o quinto triunfo nos cinco primeiros jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, ao bater o Ceará por 2 a 0 na última quarta-feira (10). Após superarem o Vozão, os baianos alcançaram a marca de Corinthians, Guarani e Náutico, que eram os únicos donos dos melhores inícios da Segunda Divisão na era dos pontos corridos.
O Timão bateu a marca em 2008, na única vez que os paulistas disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro, já o Guarani teve o início avassalador na competição em 2009. As campanhas das duas equipes de São Paulo foram premiadas com o acesso à elite do futebol brasileiro. Enquanto o Náutico, que conseguiu 5 vitórias nas 5 primeiras partidas da Segundona, em 2021, caiu de rendimento logo depois e terminou o torneio na 8ª posição.
O Rubro-Negro Baiano busca agora superar o recorde do Corinthians. Em 2008, o Timão venceu 6 partidas nas 6 primeiras rodadas da Série B daquele ano, e só perdeu os 100% de aproveitamento na 7ª partida do certame, quando ficou apenas no empate diante da Ponte Preta.
A temporada em que o Vitória esteve mais próximo de tais números na Série B, ocorreu em 2012, quando alcançou 10 pontos nas 5 primeiras rodadas da competição. Naquele ano, o Rubro-Negro fechou o primeiro turno do torneio com 44 pontos em 19 jogos, superando o início da melhor primeira parte da história da Segundona.
Início do Vitória na Série B surpreende técnico
O técnico Léo Condé avalia o início do Vitória na Série B, e destaca que a campanha da equipe, até aqui, supera as expectativas de princípio.
“De uma certa forma, a gente criou uma expectativa grande sim, de iniciar bem, pelo período de trabalho que a gente teve e pela reformulação do elenco. Mas a gente não esperava ser de forma tão positiva. Até pelos resultados longe de Salvador. Então a gente iniciou sim bem preparados em todos os aspectos, mas não esperava esses cinco resultados positivos”, pontou Condé.