Descubra qual é a maior tristeza da carreira de Galvão Bueno

Fora da TV Globo desde o término da Copa do Mundo da Catar, Galvão Bueno foi por décadas a voz do canal nas transmissões dos principais eventos esportivos. No entanto, para o narrador, ainda ficou faltando uma grande cobertura no seu currículo. Em uma entrevista ao podcast “PodFalar”, no ano passado, o locutor revelou que não ter narrado um título de Gustavo Kuerten, o Guga, ex-número 1 do tênis, foi sua maior frustração.

“Eu transmiti um jogo do Guga acho que em Sidney, em 2000. Sempre me perguntam o que eu gostaria de ter feito e, sem dúvida, minha maior frustração como narrador é não ter conseguido narrar o Guga nem ganhando um grande torneio, quanto mais um Grand Slam, o tricampeonato de Roland Garros”, revelou.

“Eu queria demais ter transmitido uma grande vitória de Gustavo Kuerten, queria demais ter transmitido suas três vitórias em Roland Garros, mas não se pode ter tudo”, completou o narrador.

Quem narrou o primeiro título de Guga no tênis?

A primeira conquista de Guga no Roland Garros aconteceu no dia 8 de junho de 1997, um domingo, e foi transmitido ao vivo pela extinta TV Manchete, que detinha os direitos de transmissão da competição na época.

Quanto à TV Globo, a notícia do título de Guga foi dada por meio de um “plantão”. “Atenção! Esta é a melhor notícia do tênis brasileiro”, assim o apresentador Fernando Vanucci invadiu a programação da emissora carioca após um pouco de meia hora da conquista inédita de Guga para anunciá-la.

Guga derrotou o espanhol Sergi Bruguera, então bicampeão em Paris, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2 e se tornou o grande nome da modalidade no Brasil.

O correspondente Marcos Uchôa entrou ao vivo na programação da Globo em Roland Garros para falar com exclusividade com campeão do tênis, que estava acompanhado do técnico Larri Passos e da mãe Alice.

A ESPN, TV por assinatura, transmitiu o bicampeonato de Gustavo Kuerten em 2000 e 2001. E após um período dos diretos de transmissões do Grand Slam francês ficarem a cargo do BandSports, entre 2013 e 2022, o canal da Disney recuperou os direitos de Roland Garros, dividindo os mesmos com o SporTV, mas com um número maior de jogos para seu serviço de streaming, o Star +.