Nos anos 90, o futebol brasileiro viveu uma das parcerias mais bem-sucedidas da história do esporte nacional. O Palmeiras, um dos maiores clubes do país, uniu forças com a poderosa empresa italiana do ramo alimentício Parmalat, em uma parceria que mudou os rumos do futebol brasileiro e revolucionou a forma de administrar e gerir um clube de futebol.
A parceria entre Palmeiras e Parmalat teve início em 1992, quando a empresa italiana firmou um acordo de patrocínio com o Verdão. O contrato previa que a empresa fosse a patrocinadora master do clube e investisse em diversas áreas, como na construção de um centro de treinamento de primeira linha, aquisição de jogadores renomados, modernização da estrutura do estádio Palestra Itália, entre outros investimentos.
A entrada da Parmalat no Palmeiras foi um divisor de águas na história do clube, que estava há anos sem conquistar um título de expressão. Com o investimento da empresa, o Verdão se tornou uma potência do futebol brasileiro e conquistou diversos títulos importantes, como a Libertadores de 1999, a Copa Mercosul de 1998, o Campeonato Brasileiro de 1993 e 1994, a Copa do Brasil de 1998, o Torneio Rio-São Paulo de 1993, além do Campeonato Paulista de 1993, 1994 e 1996.
A primeira conquista da era Parmalat aconteceu no ano de 1993, quando o Verdão encarou o Corinthians, seu maior rival, na final do Campeonato Paulista. O alviverde, que não vencia um torneio há 16 anos, perdeu por 1 a 0 no jogo de ida, com o atacante rival imitando um porco na comemoração como forma de provocação. Na volta, os palmeirenses não deixaram barato e golearam por 4 a 0 e deram fim à seca de troféus do clube, se tornando um dos títulos mais marcantes da história do time.
Além das conquistas dentro de campo, a parceria com a Parmalat trouxe modernização e profissionalismo ao Palmeiras. A empresa italiana trouxe ao clube conceitos de administração modernos e eficientes, com planejamento estratégico, marketing agressivo, investimento em tecnologia e criação de um modelo de gestão que foi referência no futebol brasileiro da época.
Uma das características da parceria Palmeiras-Parmalat era o investimento em jogadores de alto nível. A Parmalat trouxe ao Verdão atletas renomados do futebol brasileiro e internacional, como Zinho, Edmundo, Evair, Roberto Carlos, Cafu, Rivaldo, Paulo Nunes, entre outros. Esses jogadores formaram um time forte e competitivo, que marcou época no futebol brasileiro e mundial.
Fim da parceria entre Palmeiras e Parmalat
A parceria entre Palmeiras e Parmalat durou até o ano 2000, quando a empresa italiana enfrentou problemas financeiros e teve que reduzir seus investimentos em patrocínios esportivos. Com a saída da Parmalat, o Palmeiras enfrentou dificuldades financeiras e teve que se reinventar para seguir em frente.
O desfecho final acabou não sendo positivo para nenhuma das duas partes. O Palmeiras teve problemas estruturais e de gestão enormes e acabou sendo rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez em sua história em 2002, voltando a conquistar um título de expressão apenas em 2008, quando venceu o Campeonato Paulista.
Enquanto isso, Parmalat declarou falência no ano de 2003, após inúmeros escândalos judiciais e dívidas que na época superavam o valor de 14 bilhões de euros.
Apesar de um fim de parceria bastante conturbado, Palmeiras e Parmalat deixaram um legado importante para o clube e para o futebol brasileiro. O modelo de gestão moderno e eficiente implantado pela empresa italiana serviu de exemplo para que outros clubes passassem a buscar investidores e patrocinadores para modernizar suas estruturas e melhorar a gestão de seus negócios.
Além disso, a parceria Palmeiras-Parmalat também ajudou a mudar a forma como os torcedores encaram o futebol, tanto na modernização da estrutura do clube, quanto na contratação de jogadores e na forma que os times devem administrar suas finanças e investimentos.